quarta-feira, 6 de junho de 2012

FILHO DO CARTUNISTA HENFIL CONHECE CENTRO CULTURAL QUE HOMENAGEIA SEU PAI


O filho do cartunista Henfil, Ivan Cosenza de Souza visitou Maricá no dia 18 de maio, acompanhado do prefeito Washington Quaquá e da primeira dama Rosangela Zeidan para conhecer as futuras instalações do Centro Popular de Cultura (CPC) - localizado na esquina das ruas Domício da Gama e Alferes Gomes (Centro), onde funcionava o Detran - que vai homenagear seu pai.

O projeto é inspirado nos antigos CPCs criados na década de 60, visando a valorização da cultura popular, com programação acessível, estímulo ao debate e à criação artística local, através de: cinema, galeria de artes, livraria, cafeteria e uma arena com capacidade para cerca de 200 pessoas, onde podem ser realizadas palestras, convenções e apresentações teatrais.

Vale lembrar que a cidade já teve uma sala de projeções, que deixou de funcionar em 1990. Mas esse vai ser o primeiro cinema público de Maricá.

A conclusão das obras está prevista para o final do ano.

Henrique de Souza Filho nasceu em Ribeirão das Neves (MG), sempre teve a saúde muito debilitada, era hemofílico. Atuava de forma marcante nos movimentos políticos e sociais do país, lutando contra a ditadura e pelas Diretas Já. Criador de vários personagens tipicamente brasileiros, criticava através de sátiras em forma de desenho, as situações da época. São 15 mil obras, entre eles o famoso “Os Fradinhos”. Morreu em 1988 vítima da Aids.

Segundo Ivan, quando criou o Instituto Henfil, nutria o desejo de reunir o acervo do pai. Isso deve acontecer muito em breve, pois o prefeito pretende fazer uma exposição do acervo do cartunista, jornalista e cineasta Henfil na inauguração do CPC.


Nenhum comentário:

Postar um comentário