quarta-feira, 6 de junho de 2012

EXPOSIÇÃO CONTA A HISTÓRIA DE MARICÁ ATÉ O FINAL DE JUNHO NA CASA DE CULTURA



As comemorações do aniversário de Maricá foram abertas pela Prefeitura já na quinta-feira dia 24, às 19h, com o lançamento da exposição “Dos Passos de Anchieta”, Apóstolo do Brasil, à Nova Maricá” na Casa de Cultura.

Os visitantes poderão viajar no tempo com fotos, mapas e textos, passando por momentos marcantes da história da cidade, como a entrega da primeira sesmaria (faixas de terra entregues a terceiros pelo Império Português) em Maricá, doada ao nobre português Antônio de Marins Coutinho, em 1574.

A exposição está sendo realizada por meio de uma parceria entre a Secretaria Municipal de Cultura, comandada pelo escritor e pesquisador Ricardo Cravo Albim, e a Secretaria de Ambiente e Urbanismo, coordenada por Celso Cabral.

A arquiteta e urbanista Renata Gama, uma das curadoras, que organizou o trabalho junto com a historiadora Maria Penha de Andrade e Silva, explicou que a exposição está sendo realizada graças ao intenso trabalho de consulta aos acervos do Mosteiro de São Bento, IBGE e das Bibliotecas Nacional e do Estado. “A Maria Penha e eu pesquisamos a história da Cidade há mais de 30 anos e também contamos com o apoio do professor Paulo Sérgio Gonçalves, que nos ajudou a realizar esse lindo trabalho”, afirmou Renata.

A exposição “Dos Passos de Anchieta, Apóstolo do Brasil, à Nova Maricá” ficará aberta para visitação até o dia 24 de junho, de segunda à sexta, das 9h às 17h, e aos sábados e domingos, das 13h às 17h. A Casa de Cultura fica na Praça Orlando de Barros Pimentel, no Centro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário