Investimentos para levar infraestrutura e qualidade de vida à população. Isso é o que se pode dizer das obras espalhadas por toda a cidade de Maricá. Bairros que não viam máquinas há décadas estão sendo reformulados. Neste momento, é possível ver os trabalhos que acontecem na Estrada de Itaipuaçu, na reconstrução da ponte da Mumbuca e na nova ponte da Barra, a construção de cinco praças em São José de Imbassaí, Caxito, Itaipuaçu (Rua 70 e Gaviões), Ponta Negra e Marquês.
Centro Cultural – O cinema popular, previsto no projeto original do Centro Público de Cultura Henfil, que está sendo construído no centro de Maricá, vai sair do papel.
A sala de cinema, com 180 lugares, terá um telão retrátil e vai funcionar como espaço reversível, adaptado para receber peças de teatro. O local também terá camarins e banheiros e será administrado, inicialmente, pela secretaria de Cultura. O investimento da prefeitura será de R$ 1 milhão.
“Tudo indica que esse será o primeiro cinema da cidade e isso representará um avanço enorme na oferta de bens culturais em Maricá, ainda mais por se tratar de um modelo pensado para todos os públicos, com programação gratuita”, comemora o secretário de Assuntos Federativos, Fabiano Filho. Além do cinema, o espaço terá duas galerias de arte e um ambiente com livraria, bistrô e cafeteria. Ao todo, serão 2.239 metros quadrados de cultura e diversão para os moradores e visitantes de Maricá.
Itaipuaçu – Mais um trecho da Estrada de Itaipuaçu está passando pela etapa final das obras de drenagem e pavimentação. Desta vez, a parte que e fica entre o chamado “Barroco”e a Rua Professor Cardoso de Menezes (Rua Um) recebe a camada definitiva de asfalto. O trabalho já passou por outros pontos da estrada – como o trecho entre a chamada “ponte quebrada” e o Barroco – e vai se estender ao logo de toda a via até a altura da Rua 28, onde termina a parte da obra sob responsabilidade da prefeitura e executada com recursos próprios. Daquele ponto em diante, até Inoã, a intervenção acontece em parceria com o Governo do Estado, através do programa “Somando Forças”. Também neste trecho, as obras avançam: operários estão instalando os meio-fios nas calçadas para a posterior colocação do asfalto, como já ocorreu na parte inicial.
Terminal – Inaugurado há pouco mais de um mês, o terminal de integração de Itaipuaçu está superando as melhores expectativas em número de usuários. Antes de a Prefeitura receber a obra – cuja construção estava prevista desde 2005 como parte da concessão das linhas, mas só foi iniciada em 2009 – o cálculo era de que em torno de 3 mil pessoas passariam pelo local. Hoje, segundo o secretário municipal de Transportes, Rony Peterson, o número de usuários que utiliza a estação chega a 15 mil, cinco vezes o total estimado inicialmente.
Ainda de acordo com o secretário, o uso do sistema de GPS, que mostra em telas espalhadas pelo terminal onde o ônibus de cada linha se encontra e a hora exata em que chegará está ajudando a ampliar essa utilização.
Praças – Cinco obras de construção e remodelação de praças, realizadas pela prefeitura de Maricá, estão em fase final. Os trabalhos avançam em ritmo acelerado em Ponta Negra, Caxito, São José de Imbassaí e Itaipuaçu (Gaviões e Rua 70) e, de acordo com os técnicos, serão finalizados até o fim de março.
A praça da Rua 70 está recebendo novo piso e terá quadra poliesportiva, canteiros com bancos, mesas e equipamentos para recreação infantil. No mesmo distrito, a “Praça da Gaviões”, onde ainda há vestígios do Carnaval (“Um sucesso, muito cheio”, testemunhou um dos trabalhadores), terá o piso instalado até a próxima semana.
Em Ponta Negra, os contornos da nova praça, que receberá mesas de concreto para jogos, bancos, aparelhos de exercício ao ar livre e serviços de paisagismo, já podem ser vistos. Ao lado dela e na parte oposta da Rua São Pedro Apóstolo, duas outras praças serão reformadas em seguida.
No Caxito, a prefeitura trabalha para entregar aos moradores um novo espaço de lazer, com equipamentos de ginástica para idosos e parque para as crianças, com gangorra e escorrega, entre outros brinquedos. O local terá mesas e cadeiras de concreto e paisagismo.
Em São José de Imbassaí, a população também vai ganhar uma praça novinha, com direito a coreto, parquinho com piso sintético, bancos de madeira e mesas de concreto com cadeiras.
Nos próximos meses, o projeto da Prefeitura, que está modernizando importantes espaços públicos da cidade, vai beneficiar os moradores de outras localidades, como Tiradentes (em Araçatiba), Praça da Bandeira (no Centro), Vera Cruz (Itaipuaçu) e Spar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário