Para acabar com os acidentes envolvendo material biológico, o Programa de Saúde do Trabalhador (PST) promoveu, no último dia 25, na Universidade Severino Sombra, um treinamento para 70 profissionais de saúde do município.
A bióloga Cláudia Rodrigues e o imunologista Marcelo Costa Velho, palestrantes do encontro, deram ênfase ao protocolo do Ministério da Saúde, orientando que a assistência às vítimas de acidentes com material biológico deve ser concluída em no máximo duas horas.
“A primeira coisa a fazer diante de um acidente como esse é não se desesperar, a segunda é procurar assistência médica imediata e, por último, fazer o acompanhamento conforme orientação especializada”, salientou Costa Velho.
De acordo com Cláudia é importante orientar as pessoas sobre o uso de material biológico, como agulhas e lâminas, além do contato direto e que não só o HIV, mas as hepatites virais, também são contágios extremamente perigosos e que podem levar à morte.
As funcionárias Roseli Campos, do Posto de Saúde de Ponta Negra, e Simone Del Rosa, do Laboratório do hospital, elogiaram a iniciativa do programa em promover o treinamento e, acima de tudo, a importância em receber orientação sobre procedimentos pós-acidentes.
“Essa palestra foi muito importante para mim, para o meu dia a dia profissional”, disse Roseli. “Existe todo um protocolo a ser seguido, conforme o tipo de acidente, que faz toda a diferença. E o propósito de diminuir as ocorrências é muito positivo”, finalizou Simone
Nenhum comentário:
Postar um comentário