Para comemorar o Dia de São Jorge, em 23 de abril, a Prefeitura de Maricá, através da Secretaria de Turismo, organizou uma grande festa com direito a tradicional cavalgada e diversas comemorações, que tiveram início no sábado anterior ao aniversário do Santo Guerreiro e se estenderam até o feriado.
No dia da festa, uma segunda-feira, mais de duas mil pessoas e cerca de 500 cavaleiros – vindos de Maricá e alguns outros municípios, como: Niterói, São Gonçalo e Além Paraíba (MG) - participaram dos festejos, que teve início logo cedo com a Alvorada Festiva, realizada no Espraiado e na Barra de Maricá, despertando os fiéis.
O evento, porém, não teve um ponto de partida específico. Os cavaleiros se dividiram entre: Divinéia (Barra), Inoã, São José, Ubatiba, Caxito, Itapeba, Mumbuca. O ponto de encontro foi o Rancho Ubatã (Caju), onde um churrasco foi oferecido aos participantes, ao som de muito forró e música sertaneja do Forrozão Eclipse.
Por volta das 18h, a procissão com cavalos, trio elétrico, motos e carros partiu para a capela de São Jorge, no Espraiado, onde uma missa foi celebrada pelo Padre Jadilson, que além de ministrar palavras de fé e esperança, ressaltou a importância de São Jorge para a Igreja Católica.
Para Theresa Aguiar, moradora da Mumbuca, a festa do Santo Guerreiro é um momento único e marcante. Um ritual que não pode deixar de ser realizado, por prestigiar os cavaleiros e engrandecer a importância do marco que sempre foi e sempre será São Jorge. “Sou grata a São Jorge por todas as bênçãos alcançadas em minha vida. Vim aqui acender minha vela, fazer meus pedidos e agradecer por tudo”, explicou.
O evento teve ainda um leilão de animais e objetos doados por fiéis. E, fechando o dia com chave de ouro, o grupo Forró Brasil animou a multidão.
Nenhum comentário:
Postar um comentário