Quem mora em Maricá e ainda não tem internet de graça já pode começar a sonhar com esse momento. É que o governo municipal, através do projeto Cidade Inteligente, resolveu ampliar as áreas de acesso na cidade.
O processo vai ser simples. Com a assinatura do contrato, 18 novas antenas vão ser instaladas para distribuir o sinal de internet wireless (rede sem fio) que começam a funcionar dentro de três meses.
Além de ampliar o alcance de atendimento, beneficiando os moradores da Barra de Maricá, a medida vai melhorar o sinal das antenas já existentes em: Itaipuaçu, Inoã, Santa Paula, São José do Imbassaí, Centro e Bairro da Amizade, através do uso de rádios PMP, PTP e WIFI - equipamentos que armazenam eletricidade a base de luz solar, suprindo as deficiências do fornecimento de energia elétrica.
Segundo o subsecretário municipal de Tecnologia de Informação, Flávio Consoline, a internet disponibilizada pela Prefeitura é por ondas de rádio. Por isso, sua utilização não acontece da mesma maneira que numa banda larga dessas empresas privadas (transmitida com cabos de fibra ótica).
“Atualmente, a velocidade de 300 kpbs é suficiente para a navegação, pois permite 60 acessos simultâneos num raio de 400 metros de distância. Mas quando há mais pessoas conectadas, o sinal acaba ficando congestionado”, revelou.
Flávio explicou também que para ter acesso ao sinal gratuito é necessário que os moradores preencham um cadastro criando login de identificação e senha, para usar nos demais acessos. E ensinou como melhorar a conexão: adquirindo um kit com antena externa e cabos de internet.
Vale lembrar que o projeto Cidade Inteligente foi lançado no início de 2011 para interligar os prédios públicos de Maricá - secretarias, postos de saúde e escolas - modernizando a administração municipal e permitir o acesso da população à internet, democratizando o serviço na cidade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário