terça-feira, 20 de março de 2012

ESTADO E PREFEITURA DE MARICÁ INVESTEM R$ 93 MILHÕES EM SANEAMENTO BÁSICO





No último dia 12 de março, durante uma Audiência Pública - realizada no Colégio Cenecista - com a presença do Prefeito Washington Quaquá e do subsecretário estadual do Ambiente, Antônio Hora, os moradores de Maricá foram comunicados que a cidade vai avançar ainda mais em infraestrutura, com investimentos em torno de 93 milhões em obras de coleta e tratamento de esgoto.

A quantia vai ser usada na construção do emissário submarino da Barra - que vai lançar o esgoto a quatro quilômetros da costa e da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) de Araçatiba, com 17 elevatórias e 238 km de redes de coleta em nove bairros: Centro, São José, Retiro, Itapeba, Ubatiba, Araçatiba, Barra, Jacaroá e parte de Pedra de Inoã, atendendo cerca de 70% da população.

Na estação, o esgoto será tratado de forma primária (com a separação de dejetos sólidos dos líquidos) para ser transportado para a Barra em 3,9 km de tubulação até o emissário submarino de onde vai ser lançado ao mar.

Essas obras são fundamentais, pois vão acabar com o lançamento de esgoto nas lagoas da cidade, realizado atualmente. Por este motivo, o prefeito pretende estender os serviços às demais regiões.

Vale lembrar que o governo municipal passado e seus vereadores aprovaram a renovação do contrato de concessão com a CEDAE para a prestação de serviços de água e esgoto do município de forma antiética e irregular sem pensar nos interesses da cidade, já que: as emendas sequer foram apreciadas e não houve audiências públicas, muito menos licitação – indispensáveis em situações como essa.

Além disso, no tal contrato aprovado irregularmente, só havia previsão de abastecimento de água para Inoã e Itaipuaçu em um prazo absurdo de cerca de 20 anos. Só que a CEDAE, que não havia previsto os investimentos nesses dois bairros, na lei que enviou à Assembléia Legislativa pedindo autorização para o empréstimo da Caixa (PAC Saneamento), se apressou e mandou uma emenda incluindo Inoã e Itaipuaçu, a pedido do prefeito Washington Quaquá.

OPOSIÇÃO QUER BARRAR PROJETO QUE VAI GERAR 12 MIL EMPREGOS


O ex-prefeito Ricardo Queiroz, entrou na Justiça alegando que a lei que modificou o zoneamento de Jaconé para a instalação do Porto Naval seria inconstitucional. O município já fez a sua defesa. Com tal atitude o que se pretende é impedir a criação dos 12 mil empregos diretos e indiretos permanecendo assim, Maricá refém daqueles que não desejam o desenvolvimento da cidade.

O governador Sérgio Cabral apóia o prefeito na instalação do Porto em Jaconé. “Maricá está no rumo do desenvolvimento, do crescimento e o prefeito Quaquá está ajudando a revolucionar o município. Ainda temos muito o que fazer, mas estamos na direção certa. O porto é uma realidade e vai trazer grandes oportunidades para a região”, afirma Cabral.

Jaconé, um bairro abandonado por Maricá há muitos anos, praticamente incorporado à Saquarema, agora está sendo transformado em um dos maiores complexos industriais navais do Brasil. Quando o prefeito Washington Quaquá iniciou seu mandato procurou a Petrobras para saber sobre as necessidades de investimento do Pré-sal.

“Lembrei logo da pedra de Ponta Negra e da profundidade do mar de Jaconé e fui em busca de empresários interessados. Depois de dois anos sendo chamado de louco por pensar em estaleiro em Jaconé, as coisas começaram a acontecer”, diz Quaquá.

Agora, a empresa DTA engenharia comprou a área por R$ 55 milhões e vai lançar ainda este ano o Complexo Industrial e portuário de Maricá, em Jaconé. Serão gerados cinco mil empregos diretos e 12 mil indiretos no município só com a construção do estaleiro na cidade.

Mesmo com todos esses investimentos chegando em Maricá, ainda há grupos econômicos na cidade que, junto com políticos locais, querem atrapalhar o desenvolvimento. Muitas leis que estão para ser aprovadas na Câmara de Vereadores se encontram, literalmente, engavetadas.

Grupos políticos e econômicos querem que o povo pegue ônibus todos os dias para trabalhar no Rio e em Niterói, gastando seu dinheiro na empresa de ônibus. Estão movendo mundos e fundos para tentar impedir o porto e o estaleiro, fazendo de tudo para atrapalhar o governo Quaquá e sua política econômica de abrir o município aos investidores que geram empregos.

PONTE DA BARRA DESPONTA NA PAISAGEM




A preocupação da Prefeitura de Maricá com o bem estar dos moradores e turistas é tão grande que a ordem foi a seguinte: nada pode atrapalhar o ritmo de obras, nem os feriados e finais de semana.

No mês passado, quem esteve na cidade para aproveitar o Carnaval, pode ver operários trabalhando durante todos os dias de folia na construção da ponte da Barra, para não atrasar o cronograma.

Atualmente, os trabalhos realizados no local envolvem as fundações. Além disso, dos doze pilares que vão compor a estrutura, quatro já foram colocados. Cada um tem cerca de 6,90 metros de altura. Já o vão central - por onde as águas do mar vão passar – possui uma extensão de 32,5 metros. Somados totalizam 172 metros de ponte.

A importância dessa obra é inquestionável, já que ela vai permitir que a água do mar entre para as lagoas, possibilitando sua renovação e oxigenação, o que facilita a reprodução de peixes e camarões.
A conclusão da obra está prevista para setembro.

MARICÁ VIRA CENÁRIO DE CINEMA



Nos dois primeiras dias do mês de março, num sol de quase 40 graus, a área de Proteção Ambiental da Restinga de Maricá foi utilizada como cenário para as filmagens das últimas cenas de “Minutos Atrás”, uma produção da Lobo Filmes.

Além do diretor Caio Sóh, os atores Vladimir Brichta, Otávio Müller, o cantor e compositor Paulinho Moska e cerca de vinte técnicos integravam a equipe de trabalho.

Segundo a produção, o local foi escolhido devido a necessidade de filmar num parque de diversões itinerante e após uma conversa com o amigo e ator Jayme Matarazzo - neto da cantora Maysa – que indicou o local. Mas quando chegaram aqui, perceberam que a área era perfeita. E mudaram todo o projeto.

Baseado numa peça de teatro, o filme conta a história de dois catadores de papelão Alonso e Nildo (respectivamente Brichta e Müller), que andando de carroça pelo mundo buscam algo que recicle suas próprias existências e se deparam com uma infinita estrada onde passam por rompantes de insanidade, como a cena filmada na Restinga, quando Alonso surta e acredita ser Deus.

Paulinho Moska é o cavalo Ruminante, responsável por puxar a carroça. Mostras itinerantes foram programadas para o lançamento e a estréia está prevista para novembro.

TIRO COM ARCO VAI CHEGAR AOS ALUNOS DAS ESCOLAS MUNICIPAIS DE MARICÁ



O prefeito Washington Quaquá participou no último dia 5 de uma solenidade no centro de treinamento da Confederação Brasileira de Tiro com Arco (CBTARCO), onde foram entregues os certificados dos professores de Educação Física que se formaram no curso de capacitação para o Núcleo de Esportes de Base dedicado à modalidade. O programa é uma parceria entre o Ministério do Esporte, a Prefeitura de Maricá e a confederação, que tem o intuito de descobrir novos talentos nas escolas da rede municipal e oferecer treinamento visando a Olimpíada em 2016.

De acordo com a Secretaria Municipal de Esportes, as aulas de iniciação ao tiro com arco serão ministradas em quatro escolas da rede: Joana Benedicta Rangel (Centro), Amanda Penna (Bananal), Darcy Ribeiro (Inoã) e Caic Elomir Silva (São José de Imbassaí). Alunos com idade entre 12 e 17 anos que tiverem o perfil para o esporte vão ser encaminhados para treinar no CT.

Em seu discurso, o secretário Aldair Machado falou do avanço obtido pelo setor em Maricá. “Hoje, o esporte chega às camadas mais baixas da população e devemos isso ao apoio que temos do Ministério do Esporte”, elogiou o secretário, ao lado da técnica de modalidades da Secretaria Nacional de Alto Rendimento, Maria das Graças Spirandeli.

Ela, por sua vez, deixou um recado aos professores que se formavam. “Temos de passar às crianças e jovens o amor pelo esporte e por esta modalidade em especial, que exige disciplina, concentração e dedicação. São os valores que precisam ser passados para eles”, enfatizou Maria das Graças.

O prefeito Washington Quaquá reiterou que o governo pretende transformar a área onde está instalada a CBTARCO num grande centro esportivo, como parte do projeto “Cidade das Olimpíadas”, e usou o exemplo de Cuba como modelo de ensino através do esporte.

“Em Cuba, as crianças começam a lidar com o esporte desde muito cedo, há sempre uma vila olímpica em cada bairro. Por isso é que o país está sempre nos primeiros lugares nos quadros de medalhas olímpicas. Essa é a mentalidade que queremos implantar em nossa cidade”, ressaltou o prefeito.

Desafio - Entre os nove professores formados, havia um misto de desafio e encantamento. “Não conhecia este esporte, mas gostei muito. É uma prática que traz lições para a própria vida, porque na vida, assim como no Tiro com Arco, você também busca atingir alvos, reflete a formanda Jéssica Gonzales dos Santos.

CAMPEONATO DE HÓQUEI AGITA QUADRAS DA CIDADE



Adrenalina e muita emoção marcaram a 2ª etapa da Copa Niterói Indians de Hockey Inline, no bairro Flamengo, em Maricá. A equipe carioca Dynamites Hockey venceu a etapa, encerrando a temporada de 2011 do Campeonato Estadual da modalidade. A Secretaria Municipal de Esportes promoveu o campeonato, que foi organizado pela Federação de Hóquei e Patinagem do Estado do Rio de Janeiro (FHPERJ).

Muito conhecida e praticada em países frios com o uso de patins de gelo, a competição de hóquei inline (patins em linha) atraiu centenas de pessoas ao Complexo Esportivo Leonel de Moura Brizola. O público vibrou com jogadas espetaculares e de muita habilidade dos atletas, como o estudante de Maricá Aídes Grenião, de 18 anos, que mora no bairro Flamengo.

“Os jogos foram de alto nível. Faço patinação e sempre acompanho competições de hóquei. Gostei da união e do respeito dos atletas. Muitas famílias compareceram e se divertiram com as partidas. Foi uma competição inovadora e muito legal para Maricá”, afirmou o estudante.

O campeonato foi disputado em pontos corridos, ou seja, todos se enfrentaram. No final, o Dynamites Hockey, que possui jogadores da seleção brasileira, foi campeão invicto ao vencer as três partidas. O São Bento Hockey, de Niterói, com duas vitórias e uma derrota, ficou em segundo lugar. Piratas Hockey e Hunters, que substituiu a equipe Morcegos Hockey, ficaram em terceiro e quarto lugares, respectivamente.

A mexicana Arelle Vásquez, 29 anos, quatro de Brasil, é uma das poucas atletas no estado e no país a praticar o hóquei sobre patins.

“Dizem que é um esporte muito radical para uma mulher, porque exige força, resistência, velocidade. Para mim, é uma necessidade”, disse, sorridente.

Já o bancário Luciano Teixeira, 44 anos, 1,88 metro, 146 quilos, camisa 90 do São Bento Hóquei, diz que infartou em 2011, devido ao estresse da profissão, e que escapou por milagre de Deus e também graças ao esporte.

“O médico falou que a resistência adquirida ao longo de 32 anos de patinação e hóquei foi o que me salvou”, declarou.

AGORA É MAIS DO QUE OFICIAL: A LAGOA DE GUARAPINA É DE MARICÁ


A Procuradoria Geral de Maricá conquistou recentemente uma vitória importantíssima no Supremo Tribunal Federal (STF) numa ação movida pelo Estado em 1984 para provar a quem de fato pertence a área do entorno da lagoa de Guarapina (Marinelândia). O Estado também exigia o cancelamento dos registros de imóveis e terrenos existentes na região.

Na verdade, a vitória já vinha sendo escrita desde a primeira instância, quando a 2ª Vara Cível da Comarca de Maricá julgou a ação improcedente. Depois disso, a decisão foi apenas confirmada, o que motivou o Estado a recorrer, apelando ao STF, onde foi julgada de forma definitiva.

E o resultado não poderia ser outro: ganho de causa ao Município de Maricá, assim como aos demais réus. Isso graças à brilhante atuação dos procuradores, preocupados com a preservação do interesse público, a efetivação da segurança jurídica e a função social da propriedade.

Essa vitória devolve a paz e a segurança aos moradores dessa região – perdida por tantos anos -, que agora têm finalmente a certeza de que vão continuar tendo onde morar e criar seus filhos. 







NOVA DATA PARA A ELEIÇÃO DO CONSELHO DOS DIREITOS DA MULHER


A eleição para a escolha da nova diretoria do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher que acontece a cada dois anos e seria no dia 05 de março, acabou adiada para o dia 30, das 14:00 às 17:00 horas, na Casa Digital.

O motivo é simples: o número mínimo de pessoas necessário para compor a assembléia não foi alcançado. É que, segundo o edital, para que a solenidade aconteça é necessário que 12 entidades (seis para titulares e seis para suplentes) tenham se candidatado, mas apenas 8 fizeram isso.

Assim, novas inscrições estão sendo realizadas na sede do órgão – Rua Uirapurus, 50 no Centro - até às 17 horas do dia 23. Os interessados devem apresentar o estatuto registrado em cartório e CNPJ/MF, com atividade comprovada há pelo menos um ano; original e cópia da ata de reunião que elegeu a atual direção e relatório das atividades desenvolvidas.

O Conselho Municipal dos Direitos da Mulher deve ser composto de forma igualitária pela sociedade civil e pelo poder público. Ele foi criado pela Lei Complementar nº 155/2007 e alterado pela Lei Complementar nº 193/2009.

CARAVANA DO TRABALHO ESTÁ DE VOLTA A MARICÁ


O projeto itinerante “Caravana do Trabalho”, resultado da parceria do Governo do Estado com o SINE (Sistema Nacional de Emprego) e a Prefeitura de Maricá, atua no Estado do Rio de Janeiro desde 2010, já esteve na cidade algumas vezes e deu início a uma nova etapa no último dia 15, onde permanece até o dia 27 de março.

O projeto traz solução e comodidade aos moradores por causa da possibilidade de se obter tanto a 1ª quanto a 2ª via de documentos mais perto de casa, evitando assim as grandes filas. Além do acesso ao Balcão de Empregos com muitas oportunidades a serem preenchidas através do cruzamento de informações nos bancos de dados dos parceiros.

Mas os interessados devem ficar atentos, porque o projeto só vai estar em Maricá nos dias 21 e 27 de março, respectivamente, na Praça Conselheiro Macedo Soares (Centro) e no container do Km 15 da Rodovia Amaral Peixoto (Inoã) das 9h às 16 horas.

ESTUDANTES COM UM SORRISO SAUDÁVEL


A Prefeitura de Maricá, através das secretarias de Saúde e Educação, iniciou no último dia 6 de março o projeto “Saúde na Escola” que visa o atendimento nas unidades de ensino dos alunos do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental num total de 7.400 estudantes - só este ano – por uma equipe de profissionais.

De acordo com o programa, dois pediatras, um dentista, um fonoaudiólogo, um oftalmologista e alguns técnicos vão visitar as escolas para realizar exames de vista e audição, com o objetivo de prevenir ou diagnosticar doenças - que muitas vezes nem sabem que tem - que possam estar dificultando o aprendizado.

É importante ressaltar que, caso alguma doença seja diagnosticada, o estudante não vai ser discriminado. Vai receber orientações de como proceder para minimizar o problema e melhorar seu desempenho escolar. E, caso haja necessidade, ser encaminhado para análises especializadas.

Segundo Marcos Ribeiro, secretário de educação, as crianças de 06 a 11 anos foram selecionadas porque estão numa fase em que normalmente começam as dificuldades. “É porque esses alunos estão aprendendo a ler ou escrever”, explicou, antes de avisar que “nossos alunos também vão receber tratamento odontológico, orientações de como obter uma escovação correta e um kit de higiene com escova, pasta de dente e fio dental”, concluiu.

A primeira unidade visitada foi a Escola Municipal Carlos Magno Legentil de Mattos, no Centro, onde 600 crianças foram atendidas.

PREFEITURA INVESTE R$ 4,5 MILHÕES E TRANSFORMA O BAIRRO DA AMIZADE


A Prefeitura de Maricá está investindo cerca de R$ 4,5 milhões em obras que vão transformar o Bairro da Amizade (antigo Saco da Lama) modificando totalmente a cara do local, considerado um dos mais carentes da cidade.

As melhorias, feitas com recursos próprios, tiveram início em fevereiro e incluem o calçamento de 6,5km de extensão nos três acessos à comunidade e a urbanização do entorno da Lagoa de Jacaroá.

Como a orla e as ruas próximas ao Saco da Lama e à Lagoa são de terra ou cimento e estão em péssimo estado de conservação, é necessário que todo um trabalho de nivelamento, patrolamento e colocação de meio fio seja feito, para só depois realizar o calçamento com paralelepípedos.

Em alguns trechos, as águas pluviais se acumulavam. Para impedir que isso volte a acontecer o sistema de drenagem também será reforçado.


FALTA DE CHUVA AFETA O ABASTECIMENTO NA CIDADE


Há mais de 40 dias sem registro de chuvas, Maricá enfrenta dificuldades no abastecimento de água. Mais de 90% dos bairros estão com o serviço prejudicado e a Prefeitura, em conjunto com a Cedae, tenta minimizar os transtornos.

A Cedae, responsável pela captação e distribuição de água no município, informou que o grande período de estiagem diminuiu drasticamente o volume do reservatório do único manancial da cidade, o Rio Ubatiba, localizado na Estrada do Lagarto. Segundo a companhia, a capacidade de captação no rio, em condições normais, é de 120 litros de água por segundo, mas hoje está reduzida a apenas 20 litros por segundo, pouco mais de 10% do normal.

Enquanto a situação não é normalizada, a Prefeitura pede à população que consuma água com consciência, evitando o desperdício e interrompendo, provisoriamente, atividades que exigem grande quantidade, como lavagem de carros, calçadas e abastecimento de piscinas.

A Cedae está abastecendo com três caminhões-pipa os órgãos públicos, como o hospital Conde Modesto Leal. Por meio da Secretaria de Educação, a Prefeitura estendeu o contrato de abastecimento das escolas municipais também para aquelas unidades que normalmente são atendidas pela companhia de águas e esgotos.

Para reforçar os serviços de captação e abastecimento de água na cidade, que sofre há décadas com investimentos escassos na área, a atual administração buscou apoio dos governos Federal e Estadual e está tirando do papel obras importantes como os sistemas de abastecimento de água de Ponta Negra, Itaipuaçu e Inoã.

Em Ponta Negra, a construção está em fase final e vai beneficiar cerca de 6 mil moradores. Em Itaipuaçu e Inoã, as obras, que devem ser concluídas em 2013, incluem 250 quilômetros de rede, que vão gerar cerca de 12 mil novas ligações residenciais e comerciais. Também serão construídos dois reservatórios, abastecidos pela estação de tratamento de Imunana-Laranjal, em São Gonçalo.

AMIGOS PRESTAM SUAS HOMENAGENS AO ADVOGADO TUTUCA


Faleceu no último dia 08 de março no Hospital de Clínicas Niterói, Doutor Antônio Vieira Filho, também conhecido como Tutuca.

Tutuca estava internado no local desde o dia 08 de setembro de 2011, quando se submeteu com sucesso a uma cirurgia cardíaca. O problema aconteceu depois da operação, quando acabou contraindo pneumonia. Estava tentando tratá-la, mas acabou vencido pela doença.

Velado na Casa Cultura, o corpo de Tutuca foi enterrado no Cemitério Municipal de Maricá. Centenas de pessoas acompanharam a cerimônia.

Presidente da OAB-Maricá várias vezes, o advogado teve uma atuação dinâmica e eficiente a favor da categoria e das pessoas mais necessitadas.

REITOR DO INSTITUTO FEDERAL VISITA ÁREAS PARA ESCOLA TÉCNICA EM MARICÁ



O reitor do Instituto Federal Fluminense, Luiz Augusto Caldas, visitou nesta quinta-feira (15/03) com assessores e o prefeito Washinton Quaquá dois terrenos disponíveis pela prefeitura de Maricá para abrigar a futura Escola Técnica Federal da cidade. A unidade terá capacidade para atender 1.200 alunos em três turnos.

A primeira visita foi a uma área em Ubatiba, onde fica a capela de Nossa Senhora da Saúde, tombada pelo Patrimônio Histórico. O local é elevado, está a pouco mais de 8 km do Centro da cidade - às margens da estrada que liga Maricá a Itaboraí - e conta com uma reserva ambiental protegida. Ali, segundo dados da prefeitura, dos 174 mil m² de área, pelo menos 124 mil m² poderão ser usados na construção.

De lá, o grupo seguiu para vistoriar uma área de 76 mil m² no Caxito. Esta segunda, toda plana e mais perto da cidade, também foi considerada adequada para a instalação da escola técnica.

O custo dessa construção gira em torno de R$ 10 milhões e a manutenção anual - normalmente a cargo da União - chega a R$ 2,5 milhões. A ideia do prefeito é assumir a obra física de construção da unidade, enquanto o IFF se encarregaria de fazer a montagem da escola propriamente dita, com laboratórios e salas de aula.

Segundo o reitor Luiz Augusto, os dois terrenos atendem as exigências e necessidades para construção da escola técnica, cujo projeto segue um padrão pré-estabelecido que é adaptado de acordo com as condições da área escolhida. Segundo ele, um espaço com 50 mil m² é considerado ideal para as instalações do campus.

– Os dois terrenos são muito bem localizados. Estrategicamente a área em Ubatiba é melhor por conta da proximidade com o Comperj (cerca de 30 km). Mas o terreno no Caxito também é excelente por ser próximo ao Centro. Agora vamos analisar o melhor para Maricá, que vai ganhar muito com esta unidade – ressaltou o reitor, que ainda conheceu as instalações do Senai ligadas à Escola Municipal Joana Benedicta Rangel, em Araçatiba.

Acompanhado do prefeito e dos secretários de Assistência Social, Jorge Castor, e de Ambiente e Urbanismo, Celso Cabral, o reitor Luiz Augusto Caldas também conheceu as instalações do Caic Professor Elomir Silva, em São José do Imbassaí, onde deverá funcionar, provisoriamente, a unidade técnica até a construção do campus Maricá, prevista para durar dois anos.

A proposta da prefeitura é disponibilizar ali 19 salas da escola municipal - que não são usadas atualmente ou estão subutilizadas - no turno da noite para iniciar os cursos técnicos, que serão escolhidos pelos moradores, através de audiências públicas. O prefeito também anunciou a alunos e professores que o Caic vai passar por uma reforma completa, com inúmeras melhorias.

– Vou agendar uma reunião com o ministro da Educação (Aloisio Mercadante) para agilizar o processo de implantação da escola técnica federal na cidade. Queremos ainda este ano iniciar as aulas – adiantou o prefeito.

quarta-feira, 7 de março de 2012

FILHA DO EX-PRESIDENTE LULA VEM A MARICÁ E SE ENCANTA COM CARNAVAL



No carnaval Maricá recebeu uma visita ilustre,  Lurian Silva, filha do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que veio aproveitar a folia a convite do prefeito Washington Quaquá e da primeira-dama Rosangela Zeidan. Animada com sua estreia no carnaval do Rio, Lurian disse que enfrentou uma maratona, já que no sábado desfilou pela escola de samba de São Paulo Gaviões da Fiel, que homenageou Lula. “Minha escola de samba é o Lula! Foi lindo!”, disse emocionada. No sábado ela foi pela primeira vez ao Sambódromo para assistir à Grande Rio e na terça-feira chegou em Maricá para curtir um carnaval que entrou para a história da cidade. “Foi a primeira vez que passei o carnaval no Rio e a primeira vez na cidade”, disse.

Encantada com o carnaval de Maricá, Lurian participou com o prefeito Washington Quaquá e a primeira-dama, ao lado do secretário municipal de Assistência Social, Jorge Castor, do bloco Ratos de Praia, na Barra. “Adoro baile, blocos e desfiles. O que importa é festejar”, comemorou. À noite a filha do Lula aproveitou o show da cantora Preta Gil, que lotou a Praça Orlando de Barros Pimentel e as ruas do centro da cidade.

Hospedada na casa do prefeito, na Barra de Maricá, Lurian demonstrou total apoio a Quaquá e afirmou que está disposta a ajudar no que for possível, não descartando a possibilidade de fixar residência no município para trabalhar com Quaquá. Atualmente isso não seria possível, pois, licencidada do PT, Lurian agora trabalha com o candidato do PMDB à prefeitura de São Paulo, Gabriel Chalita. “Depois da eleição vamos pensar sobre isso, mas até lá estou disposta a ajudar naquilo que for possível, afirmou.  

Encantada com a cidade, Lurian elogiou a forma de administrar do prefeito Quaquá, principalmente com relação as suas iniciativas que buscam trazer desenvolvimento permanente e sustentável para Maricá, como por exemplo, o projeto do Polo Naval e a implantação de uma escola técnica federal no município. “Um líder você não cria, é uma vocação. E o Quaquá hoje é uma liderança forte também fora do Estado do Rio. A população tem muito anseios, e não é só aqui, mas é preciso estabelecer prioridades, porque tudo demanda tempo”, comentou, e ainda brincou dizendo: “A Zeidan que não é primeira-dama, mas uma dama de primeira. Ela e o prefeito sabem que podem contar comigo”.

 Quaquá elogiou o fato de Lurian ser muito generosa, simples e ter compromisso com o povo. “Maricá sempre estará de portas abertas para ela”, disse o prefeito, que também convidou o ex-presidente para visitar a cidade.

500 MIL PESSOAS CURTIRAM A MAIOR FOLIA DE TODOS OS TEMPOS EM MARICÁ



Maricá teve um dos melhores carnavais de sua história. Mais de 500 mil pessoas – 100 mil a mais do que no ano passado – lotaram a cidade nos cinco dias de festa. A Prefeitura montou seis palcos em pontos diferentes do município (Ponta Negra, Cordeirinho, Itaipuaçu, Inoã, Divinéia, Santa Paula, Centro e São José do Imbassaí). O destaque foi a programação montada para o palco principal, no Centro, com grandes shows de artistas conhecidos do público, como Petra Gil, Bangalafumenga, Bateria da União da Ilha e Sapucapeta com Leandro Sapucahy. Bandas como Fulia do Pimenta, Conexão Balanço, Me puxa, entre outros, também animaram os foliões da cidade. Além disso, os 76 blocos espalhados por todo o município fizeram a alegria de moradores e turistas que prestigiaram o melhor carnaval de todos os tempos. “Vim com minha família passar o carnaval em Maricá e estou adorando. São muitos blocos, muitos shows e tranquilidade”, festejou Dinai de Souza e Silva, moradora de Niterói.

Um efetivo de 120 policiais foram deslocados para fazer a segurança dos cinco dias de folia, além disso, Defesa Civil e Bombeiros também montaram uma Operação Carnaval nas praias. Cerca de 100 guarda-vidas atuaram em 32 pontos de atendimento na orla e sistema lagunar.

A Secretaria de Transportes organizou o trânsito, fazendo o desvio das ruas próximas aos oito palcos. “O trânsito fluiu normalmente graças ao nosso esquema de carnaval”, afirmou Rony Peterson, secretário de Transportes.

O prefeito Washington Quaquá explicou que o objetivo da prefeitura é estabelecer um Carnaval Alternativo em Maricá, como já acontece em outras cidades, como Paraty e Ouro Preto, com os tradicionais blocos de rua e grandes shows para a família. “Com os grandes shows e os tradicionais blocos de rua, que atraem milhares de foliões, Maricá virou “Gente Grande” e já entrou para o circuito de carnaval do Estado do Rio”, comemorou o prefeito.

‘MINHA CASA MINHA VIDA’ TERÁ 3 MIL UNIDADES HABITACIONAIS EM MARICÁ



O prefeito de Maricá, Washington Quaquá e o diretor regional da Caixa Econômica Federal, José Domingos Correa Martins assinaram no último dia 13 de fevereiro, na sede da instituição em Niterói, a carta de intenções relacionada a construção de três mil unidades habitacionais do programa Minha Casa Minha Vida na cidade.

No documento está garantido o compromisso do investimento do Governo Federal de R$ 184,7 milhões para a construção de dois condomínios com apartamentos de 40m² e dois quartos, sendo 1.460 unidades em Inoã e 1.472 em Itaipuaçu, previstos para o final de 2013.

Os apartamentos - dotados de estação de tratamento de esgoto própria e fornecimento de água - serão erguidos pela construtora Sertenge gerando cerca de dois mil empregos diretos e indiretos.

As unidades de Itaipuaçu serão para financiamento do Fundo de Arrendamento Residencial. Já as unidades de Inoã, vão ser doadas para famílias com renda salarial de até 3 salários mínimos, moradores do complexo lagunar da cidade ou de córregos do Bairro da Amizade.

Segundo Quaquá, o projeto visa a diminuição do déficit habitacional da cidade. “Prometi construir 1,5 mil casas e estou fazendo o dobro, dando o bem maior para 3 mil famílias pobres, que é sua casa própria. Só quem morou em um barraco como eu, sabe a emoção que é isso. E é importante que os moradores tenham serviços de educação e saúde próximos de casa “, declarou o prefeito.

Na cerimônia, também estavam presentes o deputado federal Chico D’Angelo, os secretários municipais de Assistência Social e Trabalho, Jorge Castor e Clauder Peres e os vereadores Ronny e Helter Ferreira.

UMA GERAÇÃO DE CRAQUES DE PRIMEIRA



Quando se fala em formação de jogadores se pensa logo nas divisões de base das equipes de futebol que disputam o Campeonato Carioca. Mas bem perto da gente, em Inoã, o Cariocas Juniors há quase três anos criou uma agência de talentos do futebol e já colhe os frutos.

Em várias competições, os garotos mostram suas habilidades e despontam para o mundo. É o caso de Wesley Evandro. Com apenas 14 anos, o menino que mora no Gradim, em São Gonçalo, está de malas prontas para jogar no Laranja Mecânica, no Paraná. No Sul, Wesley deve passar uma boa temporada. Para ele, é a realização de um sonho, embora tenha que ficar longe da família.

“Meu pai sempre me levou e me incentivou. Tenho que lutar para conquistar os meus objetivos. Estou muito feliz”, afirma.

Para Felipe Silveira, gerente executivo do Cariocas Juniors, levar o projeto significa ter determinação, uma vez que conta com a visão de empresários para manter o negócio. Recentemente, Felipe fechou parceria com os proprietários do Espaço 17, onde agora os 120 novos talentos vão treinar.

“Estou lutando para conseguir patrocinadores, que nos permitam transformar esse espaço num centro de treinamento ecológico, o que custa uns R$ 200 mil. Futebol é caro demais. Mas grandes parceiros, como a Prefeitura de Maricá, nos incentivam a continuar lutando”, disse.

Crianças e jovens entre 7 e 23 anos com talento podem se inscrever pelo site <www.cariocasjuniors.com>.
“Quaquá sempre teve essa preocupação com o esporte e temos o aperfeiçoamento dos atletas como uma prioridade”, garante o secretário de Esportes, Aldair Machado

PREFEITURA DE MARICÁ CEDE TERRENO PARA DETRAN, MAS ÓRGÃO FAZ VISTORIAS NA RUA



Carros na calçada e vistorias sendo realizadas ali mesmo. É essa a atual situação do Detran de Maricá. Embora a prefeitura tenha cedido um terreno ao lado da atual sede da Secretaria de Transportes, em São José de Imbassaí, o órgão não quis ser transferido para o local.

Há quase dois anos, em maio de 2010, a Prefeitura de Maricá comunicou ao Detran que precisava da área para a construção do Centro Cultural Henfil, obra financiada pela Caixa Econômica Federal. Desde lá, o Executivo buscou alternativas para acomodar o Detran, que, por teimosia ou coisa pior, ainda permanece no antigo local. A Caixa Econômica notificou a Prefeitura avisando que o espaço deveria estar desocupado até o dia 30 de setembro ou a obra teria de ser interrompida e o financiamento cancelado. Em outubro de 2011, em reunião com o prefeito Quaquá, representantes do órgão fizeram um acordo para que o posto de vistoria funcionasse provisoriamente na área cedida pela Prefeitura. 

Segundo o diretor Orlando Aguiar, faltam ainda receber dois contêineres e resolver a questão contratual para que haja a mudança.

“Estamos querendo ir para lá. Não temos nada contra isso. Esta semana levei para a procuradora documentos que estariam pendentes para que a documentação seja finalizada. A vontade é muito grande, mas como não tem como atender com apenas um contêiner. Precisamos de outros dois”, esclarece.

“Onde estamos hoje não tem água. Queremos resolver logo isso e dar um melhor atendimento”, afirma Orlando.

Cabe então a pergunta: Se são necessários três containers, se não tem água, por que atender na rua com uma Kombi sem container algum, tendo um ao seu dispor?

O secretário de Transportes, Rony Peterson Dias, afirma que as intervenções que cabiam à Prefeitura de Maricá foram feitas.

“Uma área ampla foi toda reformada, com a instalação de contêineres e banheiros. O local tem água e luz instaladas. A prefeitura fez sua parte, a única coisa que não fizemos foi eletrificar o contêiner, que seria de responsabilidade do Detran” afirma.

De acordo com Orlando, a unidade de Maricá, que já contou com 16 funcionários, hoje tem apenas sete, que recebem uma média de 100 veículos por dia.

A prefeitura encaminhou um ofício a direção do DETRAN pedindo a desocupação do imóvel em maio de 2010 e ofereceu algumas alternativas de espaço. Mas o atendimento esta sendo realizado na rua.

FLAMENGO RECEBE PAVIMENTAÇÃO E ÁREA DE LAZER


A Prefeitura de Maricá, através da Secretaria de Obras, concluiu no dia 14 de fevereiro, ou seja, uma semana antes do previsto, as obras de drenagem e pavimentação da Rua Antônio Lopes da Fontoura (Flamengo).
A via se estende da Rua Uirapurus - uma das principais do bairro – até a Avenida Roberto Silveira. Mas o cronograma das intervenções prevê ainda a construção de uma área de lazer para os moradores, mais exatamente na esquina das transversais, onde atualmente contém um lago.

INSCRIÇÕES ABERTAS PARA CASAMENTO COMUNITÁRIO


Inovando mais uma vez nos serviços oferecidos à população, a Prefeitura de Maricá, através da Secretaria Municipal de Assistência Social e Participação Popular está organizando um casamento comunitário para o dia 16 de maio às 19 horas na quadra do Colégio Cenecista.
Assim, o governo municipal realiza o sonho de 25 casais, providenciando os registros em cartório, culto ecumênico e festa, com direito a buffet de doces e salgados.
Segundo o secretário da pasta, Jorge Castor, o evento faz parte das metas de inclusão social e cidadania do governo Quaquá para possibilitar o acesso aos programas e projetos sociais do município. “Estamos oferecendo condições para que pessoas de baixa renda tenham acesso a uma festa de casamento sem nenhum custo, nem mesmo de documentos. a não ser com os das suas próprias roupas”, explicou.
Os casais interessados devem se dirigir a Secretaria de Assistência Social, acompanhados por duas testemunhas - maiores de 18 anos - que vão declarar conhecê-los e garantir que estão aptos para se casar.
Na ocasião, vai ser necessária também a apresentação dos seguintes documentos: certidão de nascimento, carteira de identidade ou profissional, CPF, comprovante de residência e comprovante de renda familiar igual ou inferior a dois salários mínimos. Todos, original e xerox,em folhas separadas.
Já nos casos de pessoas divorciadas ou viúvas, também são necessárias as apresentações da certidão de casamento com a averbação do divórcio ou o óbito do (a) ex-companheiro (a).
Para mais informações basta ligar para:2637-3648 ou 3731-2287.

PREFEITURA E CORREIOS SE UNEM PARA DAR CEP ÀS RUAS DE MARICÁ


Primeiro município do país a aderir ao projeto “Correios e Prefeituras, para modernizar o sistema de entrega de correspondência, Maricá, desde o dia sete de fevereiro, não tem mais Código de Endereçamento Postal (CEP) único. Essa parceria, inédita no Brasil, coloca a cidade na vanguarda do processo de modernização da distribuição de correspondência.

A Prefeitura investiu, no ano passado, mais de R$ 2 milhões no recadastramento de imóveis e no mapeamento aerofotogramétrico do território, a fim de que os Correios realizassem a divisão das 3.300 vias da cidade em diferentes CEPs , através do projeto “Correios e prefeituras”.

O início da colocação das placas de identificação dos CEPs em ruas do bairro da Mumbuca foi acompanhado pelo prefeito Washington Quaquá e pelo diretor regional dos Correios, Omar de Assis. Os novos CEPs já estão ativos no sistema dos Correios e nos próximos dois anos as demais vias receberão as placas de sinalização.

Ao comentar os aspectos econômicos e sociais para a cidade com a implantação do CEP único, o prefeito Washington Quaquá comentou: “Há um aspecto econômico, um ganho, porque isso facilita, por exemplo, diversos serviços, como a compra de mercadorias pela internet, além da segurança na entrega da correspondência”. Cerca de 60% do território de Maricá já contam com sinal da internet gratuito.

Ainda durante a visita, o diretor regional dos Correios anunciou outras ações da empresa na cidade, como a construção de uma agência em Inoã, bairro mais populoso da cidade, ainda este ano.

Clique abaixo e veja se a sua rua já está com o CEP


http://www.buscacep.correios.com.br/