sexta-feira, 19 de outubro de 2012

MAIS UMA VEZ VENCEU A ESPERANÇA: QUAQUÁ É REELEITO PREFEITO DO POVO


Mais uma vez a história se repete. O eleitor de Maricá votou pela
continuidade da mudança e  desenvolvimento da cidade. O prefeito Washington

Quaquá se reelegeu com 42,48% dos votos válidos. Foram 26.622 eleitores que
votaram pela permanência de Quaquá à frente da prefeitura. Muito
emocionado, Quaquá agradeceu o apoio da população.

“Quero agradecer a todos que votaram em mim.  Agradeço a oportunidade de
continuar governando minha amada cidade por mais 4 anos. Amanhã mesmo a
continuidade do trabalho para realizar o sonho de mudanças de nosso
município. Não tenho dúvida de que vamos conquistar também nesses quatro
anos todos aqueles que ainda compreenderam as mudanças que estamos fazendo
em todos os distritos. Continuaremos governando para todos os bairros e
distritos.  A força do povo prevaleceu em uma campanha limpa e sem ataques
aos adversários, mesmo com as calúnias de que fui alvo”, disse emocionado
Quaquá.

O prefeito também disse que a vitória representa que o governo está no
caminho certo.
 “ Sei que o nosso povo quer a cidade andando para frente em busca do
progresso e de melhores oportunidades, por isso, todas as mudanças que
estamos realizando é pensando na população, sobretudo a mais pobre que nos
outros governos não tinha vez, mas que com o governo do PT vai poder
realizar o sonho da casa própria com o programa Minha Casa, Minha vida. Já
estão em construção mais de 2 mil casas populares, seus filhos têm acesso a
escolas reformadas e ampliadas com notebook e os jovens podem cursar
faculdades com o cartão universitário custeado integralmente pela
prefeitura. Essa é a diferença do nosso governo, trabalhamos para o povo e
hoje, nosso trabalho foi reconhecido”,falou Quaquá.

O prefeito acompanhou a apuração da casa de sua mãe e presidente do PT em
Maricá, Ione Cardoso, no Centro, ao lado da esposa e primeira dama
Rosangela Zeidan e seu filho Diego.

MUDANÇA NA CÂMARA DE VEREADORES DE MARICÁ


A cidade de Maricá escolheu no último domingo (07/ 10) 11 vereadores para a Câmara Municipal. Os eleitos foram os vereadores mais votados de cada partido ou coligação levando em consideração o quociente eleitoral.
A Câmara teve uma grande renovação e pelo que pudemos observar, sem muita profundidade, os que mais atacaram o Prefeito Quaquá tiveram o triste fim de serem derrotados nas urnas de maneira incontestável.

CONHEÇA OS CANDIDATOS ELEITOS:  

Aldair de Linda PPL - 2365 votos
Hélter Ferreira PT - 2217 votos
Bubute PT - 2123 votos
Chiquinho PT - 2119 votos     
Fabiano Horta PT - 2062 votos
Adelso Pereira PRP - 1889 votos   
Bidi PMDB - 1741 votos   
Filipe Bittencourt PMDB - 1406 votos   
Tatai PTB - 1386 votos   
Robson Dutra PMDB - 1272 votos
Frank Costa PT do B - 825 votos

MUITO TRABALHO NO DIA SEGUINTE A REELEIÇÃO


Um dia após comemorar a vitória nas urnas de Maricá, o prefeito reeleito com 42% dos votos, Washington Quaquá, já estava de novo nas ruas acompanhando as obras que se espalham por todo o município. Desta vez Quaquá esteve em Ponta Negra para vistoriar a pavimentação da via conhecida como Benjamin ou Beira do Canal.

Durante a visita o prefeito aproveitou para conversar com moradores e garantiu que as obras vão continuar não só em Ponta Negra, mas em todo o município. ''As mudanças não vão parar, vamos continuar com as obras em todos os bairros, além de iniciar outras logo. Além disso, também recebemos um recado da população nas urnas e hà setores em nossa gestão que precisam melhorar e por isso serão reformulados, o que inclui o secretariado'', disse o prefeito. Ainda segundo ele o foco principal será a saúde.

A obra visitada por Quaquá em Ponta Negra vai beneficiar o segundo trecho da Rua Beira de Canal, entre a praça ao lado da ponte da Rua São Pedro Apóstolo e a entrada da lagoa de Guarapina.Os moradores estão animados com as mudanças e dizem que as obras vão valorizar mais ainda o bairro, tanto para quem mora como para quem visita o balneário. '' A vinda do prefeito aqui hoje mostra o compromisso dele com a cidade. O avanço é visível'', afirmou o funcionário público Cosme Matias Gonçalves, de 63 anos.

A intervenção em andamento complementa outra obra de pavimentação, que fica entre a ponte e o acesso ao farol, concluída em setembro e que foi estendida à parte inicial das ruas Minas Gerais e Pampulha.

TRAIDORES DO GOVERNO DE QUAQUÁ AMARGAM DERROTA



Quem ganhou nessas eleições foi com certeza o povo de Maricá. Primeiro porque quer ver concluída as mudanças que o governo de Quaquá está promovendo na cidade. Segundo, porque afastou da Câmara algumas figuras indesejáveis e que também traíram a confiança de Quaquá, como Felipe Auni, Alberto da Maricaense, Claudio Ramos, Uiltinho Viana e Luciano Rangel Júnior, o Pastel (Foto).Vamos pontuar as coisas.  

FELIPE AUNI : Traiu Quaquá nas últimas semanas de campanha indo para o lado do Marcelo Delaroli. Queria ficar dos dois lados, enganado Quaquá e o povo.

UILTINHO VIANA : Dizia que estava do lado do governo, mas traiu Quaquá junto com o pai, Uilton Viana. Também comandou esquemas de tentativa de Impeacheamt do prefeito.

CLAUDIO RAMOS : Se dizia o defensor da moral e dos bons constumes, mas só entrou na câmara 3 meses antes das eleições para atacar o governo de Quaquá no plenário da Casa de Leis. Inventou mentiras infundadas e vazias contra o prefeito. Mas, o povo sabe quem está com a verdade e reconheceu nessa eleição as mudanças que Quaquá está realizando em Maricá. Nas urnas, Claudio Ramos teve uma votação inexpressiva e humilhante, com apenas 531 votos.

ALBERTO DA MARICAENSE : Também recebeu apoioo de Quaquá, mas traiu o prefeito ao também passar para o lado do candidato de Garotinho à prefeitura.

LUCIANO RANGEL JÚNIOR : O maior dos traidores do governo de Quaquá. Foi eleito com apoio dele, em 2008 e agora, o povo decidiu extirpar esse mal da política maricaense.

PREFEITURA COMEÇA A CONSTRUÇÃO DE 2.076 APARTAMENTOS PELO PROGRAMA MINHA CASA, MINHA VIDA

A Secretária Nacional de Habitação, Inês Magalhães, esteve em Maricá no dia 22 de junho, onde visitou, ao lado do prefeito Washington Quaquá, os dois terrenos (um em Inoã e o outro em Itaipuaçu) onde estão sendo erguidas as 3 mil unidades habitacionais do programa Minha casa Minha Vida no município. A empresa Sertenge, ganhadora da licitação, será responsável pela construção e comercialização das residências.

Em inoã foi disponibilizada uma área de 80 mil metros quadrados para a construção de 1.460 unidades. Em Itaipuaçu, o terreno de 126 mil metros quadrados de extensão, abrigará um condomínio de 1.472 apartamentos para famílias de baixa renda que serão selecionadas pela Prefeitura.

Em inoã será feito um acesso para a movimentação pesada na rua Leonardo José, que termina em uma saibreira. O terreno, que já foi considerado adequado, será nivelado para receber as 1.460 unidades em blocos de quatro pavimentos, destinadas a famílias Cadastradas no Programa Minha Casa Minha Vida, com renda entre 0 e 3 salários mínimos.
A área localizada em Itaipuaçu é plana e já possui acesso asfaltado. No local serão erguidas 1,472 unidades habitacionais em 184 imóveis tipo sobrado, que formarão o condomínio Carlos Marighela.

O prefeito explicou que a ideia é permitir, ao longo da construção, a visita dos beneficiários do Minha Casa Minha Vida ao canteiro de obras, para que os futuros moradores possam acompanhar a construção das 3 mil residências. O intuito do empreendimento é reduzir o déficit habitacional e também ambiental da cidade – já que uma parcela dessa população vive às margens do complexo lagunar ou de córregos. ‘’ A prefeitura de Maricá identificou corretamente áreas de maior potencial de expansão populacional, que exigem soluções para moradia. Inoã e Itaipuaçu são locais estratégicos. Haverá impactos nessas áreas após o início das operações do Comperj em Itaboraí, por exemplo’’, declarou satisfeita a Secretária Nacional de Habitação.

O prefeito Quaquá aproveitou para explicar sobre as negociações com a Caixa Econômica. ‘’ Já foram contratadas 2.072 unidades – as 1.472 previstas em Itaipuaçu e 600 das 1.460 em Inoã. Agora estamos finalizando os demais 860 do segundo projeto. Vamos realizar o sonho de muitas famílias que passarão a viver com mais conforto e dignidade’’, finalizou Quaquá.

quarta-feira, 6 de junho de 2012

“PORTO, SIM” ARRASTA UMA MULTIDÃO A FAVOR DO DESENVOLVIMENTO DE MARICÁ


“O povo unido, o porto construído”. Foram com essas palavras que os mais de dois mil maricaenses liderados pelo prefeito Quaquá e pela primeira-dama, Rosângela Zeidan, percorreram as ruas no aniversário da cidade conscientizando a todos de que o projeto do porto de Jaconé vai beneficiar seus  cidadãos. 

A fraca oposição se encolheu quando viu o mar de maricaenses com faixas em punho, pedindo a implantação de um projeto que vai gerar mais de 13 mil empregos diretos e indiretos. A marcha teve sua concentração na Ponte da Mumbuca e seguiu até a Praça Orlando de Barros Pimentel, no Centro.

Quaquá ressaltou que, embora políticos de oposição estejam querendo pegar uma carona com os “colegas” de Angra dos Reis, tentando impedir a construção do porto de Jaconé para permitir a ampliação do de Ilha Grande, a marcha do último dia 26 não teve cunho eleitoral.

“Essa manifestação não é eleitoral. É em defesa de Maricá. Teve gente sem vergonha que recebeu grana de Angra porque querem que a nossa gente continue tendo que se deslocar todo o dia de ônibus para Niterói ou para o Rio”.

O prefeito lembrou que os mesmos políticos que estão impedindo o surgimento do porto são os mesmos que atrasaram o progresso da cidade.

“Eu cresci na Mumbuca e a gente não sabia o que ia fazer depois que crescesse porque em Maricá só tinha vaga de emprego em mercado e na empresa de ônibus. A nossa população era pobre. Eu só fui saber o que era chuveiro elétrico aos 18 anos. Isso está mudando e a oposição não quer”.

Zeidan ressaltou que o acordo para a instalação do porto passa pela capacitação da população para trabalhar no empreendimento.

“Vamos fazer um curso para soldador, com duração entre seis e oito meses, e vamos dar a oportunidade a nossa população de ganhar salários de R$ 4 mil”, disse.

Para Romilson de Oliveira, de 32 anos, desempregado há 10 meses, o porto vai abrir portas.

“Tenho certeza que agora vou ter um emprego digno, uma profissão e me orgulhar disso. Maricá está tendo mais oportunidades e com o porto vou poder ficar mais perto da família e ganhar melhor. Hoje, a cidade está mudada”, afirmou.


POLÍTICOS HOMENAGEIAM QUAQUÁ EM NOITE DE GALA


Asessão solene do aniversário de Maricá foi um misto de prestação de contas e de reconhecimento ao trabalho da atual administração da cidade. Até mesmo o presidente da Câmara, Luciano Rangel Junior, admitiu que se equivocou ao por fim a uma aliança de anos com o prefeito Washington Quaquá, mas que está junto nesta nova caminhada, apoiando seu partido e a todos os que estiverem coligados.

“Há três meses eu era pré-candidato a prefeito e hoje me honro muito de estar no partido do senador Marcelo Crivella. Na vida pública, a gente tem que saber o tempo certo para tudo. Vou apoiar o município e caminhar junto com o prefeito”.

O deputado federal Vitor Paulo, embora seja de Niterói, lembra das visitas que fazia a Maricá na infância.
“Eu tinha um tio que morava em Inoã. Quando cheguei aqui nesta noite e vi a praça iluminada me emocionei porque passei boa parte da minha juventude aqui”.

O deputado também garantiu que, por meio de emendas, vai trazer recursos para melhorar ainda mais a infraestrutura da cidade.

O prefeito Quaquá fez um balanço positivo desses quase quatro anos de mandato, relembrando os momentos de muita luta ao receber a prefeitura da cidade envolta em dívidas.

“Quando assumi a prefeitura à luz de velas sabia que ia perder popularidade, mas com o tempo, o nosso trabalho e dedicação íamos mostrar a que viemos. Sabia que tinha que reconstruir essa cidade. Vou provar por A mais B que cumpri mais de 90% das 30 metas do programa de governo. E fiz coisas que não tinha prometido, como a construção da Ponte da Barra. Não prometi dar computadores aos alunos e fiz isso. O povo de Maricá hoje vai para a rua defender os seus direitos e pode ter certeza de que nunca mais deixará ser governada por coronéis”, disse Quaquá, enfático.

CERIMÔNIA – Antes dos discursos, a noite foi aberta pelo coral Maricanto, que apresentou três peças, entre elas Ave Maria de Arcadelt e Vira  Virou, de Cledir.

Dentre os agraciados com o título de Cidadão Maricaense, a mais esperada era a filha do ex-presidente Lula, Lurian Silva.

“Aqui em Maricá me senti muito acolhida, acarinhada e fico emociada em ser homenageada pelo prefeito. Nem em Santa Catarina, onde fui secretária, recebi essas homenagens. Estou feliz aqui”.

Lurian, filha do ex-presidente Lula, foi a grande homenageada da noite 

SEU JORGE DÁ SHOW DE SUINGUE PARA O POVO DE MARICÁ


No dia 26, data em que é celebrado o aniversário da cidade, quem recebeu um grande presente foram os moradores e visitantes. Arrastando cerca de 15 mil pessoas, Seu Jorge fez um show inesquecível, com uma mega produção – quase três toneladas de equipamentos – e um repertório bem diversificado.

Apresentando sucessos como “Burguesinha”, “Mina do Condomínio”, “São Gonça” e “Quem não quer sou eu”, Seu Jorge animou o público que cantava em coro seus sucessos. O show foi tão surpreendente que, inicialmente previsto para durar uma hora, foi estendido pelo próprio cantor para duas horas.

Durante o show a banda demonstrou total entrosamento com o músico, com coreografias que animavam a plateia. As integrantes do backing vocal, Vanessa Jackson (vencedora da primeira edição do reality show “Fama”, da Rede Globo) e sua irmã Priscila emocionaram os presentes quando cantaram a música“Primavera”, um clássico na voz de Tim Maia.

Outro momento inusitado foi quando Seu Jorge recitou uma letra do grupo de rap Racionais MCs onde, representando um retirante nordestino. O cantor também aproveitou a oportunidade para deixar uma mensagem para o público, ressaltando a alegria em ver tantas famílias presentes no evento.

Após o show, demonstrando muita simpatia, o cantor recebeu fãs e convidados em seu camarim, onde distribuiu autógrafos e tirou fotos. Seu Jorge ainda parabenizou a Prefeitura de Maricá por organizar um evento tão grandioso, proporcionando diversão e cultura para a população. “Parabéns para Maricá”, finalizou.


RÉGIS DANESE REÚNE 20 MIL PESSOAS NO CENTRO


Na noite seguinte, pela primeira vez na cidade, Régis Danese conseguiu atingir seu objetivo: alcançar vidas para que a palavra de Deus não voltasse vazia. Reuniu cerca de 20 mil pessoas. Cristão desde 2000, o cantor tinha uma carreira de sucesso quando se converteu. Três anos depois, escutou o chamado de Deus. Era compositor de diversos artistas, entre eles: Belo e o grupo Só Pra Contrariar, do qual também fazia parte. “Quando Deus usou um profeta da casa, eu não me importei. Mas quando usou um profeta de fora, resolvi obedecer”, confessou, completando que em nenhum momento teve medo do que estava por vir.

Além da canção de trabalho “Tu Podes”, Danese cantou outras músicas do novo cd “Tudo Novo” e lembrou seus grandes sucessos. “Faz um milagre em mim” e “A minha família” foram as que mais emocionaram a multidão, que cantava em lágrimas. Aliás, essa última fez com que o próprio cantor chorasse muito, lembrando da filha Brendinha, internada para tratar a leucemia – ele a deixou no hospital com febre e vomitando muito, para cantar em Maricá.

Então, o cantor falou sobre a doença da caçula, de apenas três anos. Segundo ele, quando recebeu a notícia, baqueou. “Eu falei: Meu Deus perdoa os meus pecados. Pai, eis-me aqui, o que tu queres de mim, Senhor? Algumas situações fazem a gente buscar mais a Deus. O cristão, quando está tudo bem, se acomoda. Tem momentos que nós temos que passar, ver onde tem brecha e fechar. Mas a vitória é certa. Em momento algum eu murmurei”, declarou, confessando que a tempestade o fez despertar espiritualmente, ter mais sede de Deus, voltando ao primeiro amor, pois tem a certeza de que Deus está sempre com ele.

Antes de se despedir, Régis Danese convocou as pessoas a se converterem entregando seus caminhos ao Senhor e os afastados a voltarem para a casa de Deus. Várias pessoas levantaram as mãos e proclamaram as palavras que o profeta orientou.


DIA DO EVANGÉLICO GANHA SHOW DE LOUVORES COM ESTRELAS DA MÚSICA GOSPEL


Quem esteve em Maricá na última semana teve motivos de sobra para comemorar: muitos eventos marcaram o aniversário da cidade, dia 26 de maio. Os shows mudaram a rotina dos moradores que invadiram a Praça Orlando de Barros Pimentel nas noites de quinta, sexta-feira e sábado para prestigiar os shows de PG, Régis Danese e Seu Jorge.

Esse ano, o governo municipal em parceria com a AME (Associação de Ministros Evangélicos) presenteou os cristãos com duas noites inteiras de show pelo Dia do Evangélico (25 de maio) com muito louvor e adoração.

A festa chamou atenção logo no início, com a apresentação de dança realizada pela Igreja Batista do Calvário (Flamengo). Depois, os ministérios de louvor das igrejas pediram paz e se apresentaram. Ministério Ezequias Coelho, Banda Promessas, Banda Novo Plano, Ministério Gálbano, Ministério Unção do Crescimento, JP Beat, Jéssica Jabor e Daiana Souza abriram as principais atrações. Depois, ao som do shofar, os pastores oraram pedindo pela cidade, pelas autoridades e milagres.

Pedro Geraldo Mazza, o PG subiu no palco na quinta-feira (24). Em sua terceira apresentação em Maricá, divulgou o CD “Imagem e Semelhança” – o DVD vai ser lançado mês que vem - e cantou alguns de seus maiores sucessos, como: “Meu universo”, “Louvarei na tempestade”, “Formoso és” e “Eu vou passar pela cruz”.

Representante de rock, PG confessou já ter passado por muitas provações e discriminações pelo ritmo que escolheu. Mas os quase 20 anos de carreira – só alcançou o sucesso depois que começou a trabalhar para Deus – só provam que o amor por Cristo resiste a qualquer atribulação. “Minhas baladas têm características do rock, mas existe um rock de qualidade. Porque acima do estilo de música, é um estilo de vida. E todas as músicas têm um cunho evangelístico”, explicou.

Perdeu a família cedo. Aos 11 anos era alcoólatra e viciado em drogas. Mas aprendeu que o amor de Deus podia curar sua ferida, acabar com o medo, movendo o céu e a terra. Pastor, PG adorou a Deus, gritou, pulou, pregou e leu alguns trechos da Bíblia durante o show. Citou Romanos para dizer que todos deveriam ter a mesma alegria que ele quando fala de Deus.

Antes de deixar o palco, falou para o público que Jesus não deve ser lembrado apenas num momento festivo, mas como o Salvador de suas vidas. E aconselhou a procurarem uma igreja. “Espero que assim como você viveu até agora, aquele que está respirando, louve a Deus. Sem o sopro de Deus não somos nada”, finalizou.


TRIBUNAL DE CONTAS DIVULGA LISTA DOS POLÍTICOS FICHA SUJA DE MARICÁ


Na última semana o Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro (TCE-RJ) encaminhou ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE) uma lista contendo os nomes dos ocupantes de cargos e funções públicas, que tiveram suas contas rejeitadas pelo tribunal e que, por esse motivo, poderão se tornar inelegíveis. Agora essa decisão caberá à Justiça Eleitoral.

Em Maricá aparecem nomes como do ex-prefeito Ricardo Queiroz,  sua esposa Maria do Amparo Queiroz da Silva e Jarbas Brizola (ex- secretário do governo anterior).



PREFEITO VISITA TERRENOS DOS PRÉDIOS DO MINHA CASA, MINHA VIDA



No último dia 17 o prefeito Washington Quaquá visitou os locais onde serão construídas as 3 mil unidades habitacionais do programa Minha Casa Minha Vida. Acompanhado de representantes da construtora Sertenge, encarregada da obra, o prefeito esteve nos distritos de Inoã e Itaipuaçu, onde recebeu um relatório da atual situação do projeto, que será iniciado em breve. 

Quaquá e o engenheiro responsável pela obra, Paulo Guilherme da Silva, aproveitaram a oportunidade para acertar o início de um cadastramento de profissionais que deverão ser contratados para a empreitada.

Durante a visita a Prefeitura e a Sertenge acertaram os últimos detalhes para o início dos trabalhos em Inoã, onde foi disponibilizada uma área de 80 mil metros quadrados para a construção e em Itaipuaçu, que abrigará o condomínio num terreno de 126 mil metros quadrados de extensão.

Em Inoã será feito um acesso para a movimentação pesada na rua Leonardo José, que termina em uma saibreira. O terreno, que já foi considerado adequado, será nivelado para receber as 1.460 unidades em blocos de quatro pavimentos, destinadas a famílias cadastradas no Programa Minha Casa Minha Vida, com renda entre 0 a 3 salários mínimos.

A área localizada em Itaipuaçu é plana e já possui acesso asfaltado. No local serão erguidas 1.472 unidades habitacionais em 184 imóveis tipo sobrado, que formarão o condomínio Carlos Marighela.

O prefeito explicou que a ideia é permitir, ao longo da construção, a visita dos beneficiários do Minha Casa Minha Vida ao canteiro de obras, para que os futuros moradores possam acompanhar a construção das 3 mil residências.


MAIS DE 240 VAGAS DE TRABALHO ESTÃO ABERTAS

Se você é morador de Maricá e está desempregado não pode mais perder tempo. A Secretaria de Trabalho da cidade está selecionando 246 profissionais para trabalhar nas construções dos 3 mil apartamentos de Itaipuaçu e Inoã que fazem parte do projeto “Minha Casa Minha Vida”, destinadas a famílias com renda mensal até 3 salários mínimos.

As vagas são para pedreiros (30 vagas), carpinteiros (30), bombeiros hidráulicos (20), eletricista (30); soldador (04), serralheiro (04), serventes (80), além de operadores de máquinas e encarregados de produção, elétrica e ferragem, entre outras funções.

Os interessados devem entregar seus currículos - com foto - na sede da secretaria, no  Sine ou no prédio da Prefeitura, de segunda a sexta-feira das 09 às 17 horas.

Mais informações através dos números 2637-2052 Ramal 312 ou 3731-1466.

TOMÓGRAFO MÓVEL CHEGA EM MARICÁ


O tomógrafo móvel do Governo do Estado já está em Maricá, onde permanece até o dia 11 de junho. Assim, os moradores que precisam fazer tomografias computadorizadas podem se dirigir à carreta - fabricada e montada por uma empresa americana - estacionada na Praça Orlando de Barros Pimentel (Centro) de segunda à sexta-feira das 07:30 às 18:00 horas, sábados e feriados das 07:30 às 15 horas.

O equipamento tem capacidade para realizar 70 exames por dia, com duração de 30 segundos cada, além de gerador próprio, dois aparelhos de ar-condicionado, elevador para macas ou cadeira de rodas e vestiário para o paciente. Tudo operado por médicos radiologistas.

Para realizar o exame, é necessário que o paciente apresente a solicitação médica do SUS na Central de Regulação da Prefeitura, ao lado do Hospital Municipal Conde Modesto Leal até o dia 9 de junho. Então, a Secretaria Municipal de Saúde realiza o agendamento, informa data e horário ao paciente e 15 dias depois libera o resultado.

FILHO DO CARTUNISTA HENFIL CONHECE CENTRO CULTURAL QUE HOMENAGEIA SEU PAI


O filho do cartunista Henfil, Ivan Cosenza de Souza visitou Maricá no dia 18 de maio, acompanhado do prefeito Washington Quaquá e da primeira dama Rosangela Zeidan para conhecer as futuras instalações do Centro Popular de Cultura (CPC) - localizado na esquina das ruas Domício da Gama e Alferes Gomes (Centro), onde funcionava o Detran - que vai homenagear seu pai.

O projeto é inspirado nos antigos CPCs criados na década de 60, visando a valorização da cultura popular, com programação acessível, estímulo ao debate e à criação artística local, através de: cinema, galeria de artes, livraria, cafeteria e uma arena com capacidade para cerca de 200 pessoas, onde podem ser realizadas palestras, convenções e apresentações teatrais.

Vale lembrar que a cidade já teve uma sala de projeções, que deixou de funcionar em 1990. Mas esse vai ser o primeiro cinema público de Maricá.

A conclusão das obras está prevista para o final do ano.

Henrique de Souza Filho nasceu em Ribeirão das Neves (MG), sempre teve a saúde muito debilitada, era hemofílico. Atuava de forma marcante nos movimentos políticos e sociais do país, lutando contra a ditadura e pelas Diretas Já. Criador de vários personagens tipicamente brasileiros, criticava através de sátiras em forma de desenho, as situações da época. São 15 mil obras, entre eles o famoso “Os Fradinhos”. Morreu em 1988 vítima da Aids.

Segundo Ivan, quando criou o Instituto Henfil, nutria o desejo de reunir o acervo do pai. Isso deve acontecer muito em breve, pois o prefeito pretende fazer uma exposição do acervo do cartunista, jornalista e cineasta Henfil na inauguração do CPC.


EXPOSIÇÃO CONTA A HISTÓRIA DE MARICÁ ATÉ O FINAL DE JUNHO NA CASA DE CULTURA



As comemorações do aniversário de Maricá foram abertas pela Prefeitura já na quinta-feira dia 24, às 19h, com o lançamento da exposição “Dos Passos de Anchieta”, Apóstolo do Brasil, à Nova Maricá” na Casa de Cultura.

Os visitantes poderão viajar no tempo com fotos, mapas e textos, passando por momentos marcantes da história da cidade, como a entrega da primeira sesmaria (faixas de terra entregues a terceiros pelo Império Português) em Maricá, doada ao nobre português Antônio de Marins Coutinho, em 1574.

A exposição está sendo realizada por meio de uma parceria entre a Secretaria Municipal de Cultura, comandada pelo escritor e pesquisador Ricardo Cravo Albim, e a Secretaria de Ambiente e Urbanismo, coordenada por Celso Cabral.

A arquiteta e urbanista Renata Gama, uma das curadoras, que organizou o trabalho junto com a historiadora Maria Penha de Andrade e Silva, explicou que a exposição está sendo realizada graças ao intenso trabalho de consulta aos acervos do Mosteiro de São Bento, IBGE e das Bibliotecas Nacional e do Estado. “A Maria Penha e eu pesquisamos a história da Cidade há mais de 30 anos e também contamos com o apoio do professor Paulo Sérgio Gonçalves, que nos ajudou a realizar esse lindo trabalho”, afirmou Renata.

A exposição “Dos Passos de Anchieta, Apóstolo do Brasil, à Nova Maricá” ficará aberta para visitação até o dia 24 de junho, de segunda à sexta, das 9h às 17h, e aos sábados e domingos, das 13h às 17h. A Casa de Cultura fica na Praça Orlando de Barros Pimentel, no Centro.

PREFEITURA ESCLARECE MATÉRIA DE TELEJORNAL DA REDE GLOBO


Com relação à matéria publicada no telejornal RJ TV da Rede Globo, na noite do dia 24 de maio e na manha do dia 25, sobre o aluguel de um prédio e um galpão em terreno de mais de 5 mil metros, na beira da Rodovia Amaral Peixoto, cabe esclarecer os seguintes pontos:

1- O valor do aluguel pago pela prefeitura por um prédio, um galpão e o terreno de mais de 5 mil metros à beira da rodovia foi alvo de laudo de técnicos de três profissionais independentes da área imobiliária e estão, inclusive abaixo do preço praticado pelo mercado. Como a própria reportagem demonstrou terrenos semelhantes e sem qualquer área construída, têm valor de aproximadamente R$ 3,5 milhões, o que pelo mercado ensejaria um aluguel de mais de 30 mil, superior ao contratada pela prefeitura;

2- O prédio, o galpão e o terreno são utilizados desde o inicio de sua contratação pela Secretaria municipal de Transportes, que devido a construção do Centro Cultural Henfil e do Cinema Publico, transferiu para lá toda a sua área administrativa, alem de fazer ali as vistorias em ônibus, vans, taxis, transporte escolar etc... E guardar material apreendido;

3- A Secretaria municipal de Segurança esta aguardando a definição do projeto de construção da Central de Monitoramento do município através de Câmeras de Segurança para transferir para lá sua sede;

4- Aquele espaço também esta destinado ao Detran, para que sejam feitas as vistorias dos automóveis, já que há 2 anos estamos pedindo a eles que desocupem o terreno no Centro, onde também funcionava a Secretaria Municipal de Transportes, e onde, como ja disse, estamos construindo o primeiro Cinema do município e um Centro Cultural;

5- Os procedimentos de contratação do aluguel foram feitos no estrito respeito a legalidade, baseados nas normas do inciso X, artigo 24 da Lei 8.666, que rege as contratações no serviço público, alem da deliberação 245.07 do Tribunal de Contas do Estado;

6- A respeito das denuncias que versam sobre a profissão do dono do imóvel ou de compras imobiliárias por ele realizadas antes do aluguel do mesmo, não cabe a quem aluga acompanhar ou saber das atividades do dono do imóvel. O município vem a décadas com um cadastro de imóveis desatualizada, que só agora vem sendo revisto, conforme decreto por mim publicado;

7- Mas mesmo assim, para que não paire dúvidas sobre nosso compromisso com a lisura, instaurei uma Tomada de Contas para apurar os fatos. Nosso governo tem absoluto e inequívoco compromisso com os princípios constitucionais da legalidade, moralidade, impessoalidade, transparência, publicidade e eficiência.

FESTA DA PESCA REÚNE MAIS DE 150 ATLETAS EM COMPETIÇÃO EM ITAIPUAÇU


O governo municipal de Maricá em parceria com a Federação de Pesca e Lançamento do Estado do Rio de Janeiro promoveu nos dias 26 e 27 de maio em Itaipuaçu, a 40ª Festa da Pesca.

Participaram da competição 153 atletas-pescadores da cidade, do Rio, de Niterói e do Espírito Santo. Eles pescaram cerca de 98,3 kg quilos de peixes - xerelete, pampo, voador, carapeba, marimbá, riscadinho, cavalinha, cocoroca e papa-terra - que foram doados para instituições de caridade do município. A pesagem foi supervisionada por três árbitros e auxiliares.

Receberam troféus, os classificados em 1º, 2º e 3º lugar nas categorias: sênior, master, júnior, infantil, masculino, feminino e geral. E os cinco primeiros da categoria Individual.

O presidente da Federação de Pesca, Valério Pedra agradeceu ao prefeito Washington Quaquá pelo apoio recebido e aos esportistas pelo espírito solidário. “Tudo correu na mais perfeita ordem e é assim que deve ser”, ponderou. 

Um torneio de vôlei e um desfile de modas da estilista Graça Caxam também movimentaram o evendo, entusiasmando quem estava no local. Mas o público vibrou mesmo na hora de eleger a Rainha da Pesca. Das sete concorrentes, Andreza Alves foi aclamada rainha pelo júri.  Juliana Caroline e Cheienne Oliveira também agradaram e conquistaram os títulos de Primeira e Segunda Princesa, respectivamente.

O show de Marinho Duka encerrou a comemoração levando o público ao delírio.


sexta-feira, 18 de maio de 2012


PREFEITURA INVESTE EM RIOCARD PARA UNIVERSITÁRIOS



No último sábado (12/05) foram entregues na Quadra do Complexo Esportivo Leonel de Moura Brizola, no Flamengo, a nova remessa dos cartões Bilhete Único aos universitários e alunos de cursos técnicos que residem em Maricá e estudam em outras regiões. Em março deste ano, 435 estudantes foram beneficiados, e sábado mais 565 alunos, sendo disponibilizados 80 cartões para os de cursos técnicos.

O Projeto Universitário permite que os estudantes de Maricá possam se deslocar para instituições de ensino de outras regiões, como Rio e Niterói, sem depender dos horários fixos, como era no antigo ônibus universitário. Os bilhetes serão individuais e terão o nome do usuário. Mensalmente os cartões serão carregados pela Prefeitura, com créditos de R$217,80. Com este benefício, os estudantes poderão utilizar duas passagens no intervalo de até duas horas e trinta minutos, que custará apenas R$ 4,95, mas desde que uma delas seja em transporte municipal.

Para Carla Cristiane da Costa, de 40 anos, moradora do Centro de Maricá, o projeto universitário é uma iniciativa maravilhosa. “ Eu iniciei um curso profissionalizante no SENAC, mas não sabia se teria direito ao bilhete único, pois, no ano passado, não tinha, mas graças ao nosso Prefeito, hoje tenho acesso ao cartão. Estou muito feliz com esse projeto, que é pioneiro na região dos lagos” – disse.

Já para Paulo Henrique, de 26 anos, morador de Itaipuaçu e estudante do curso de Serviço Social da UNIPLI, em Niterói, o projeto vai facilitar a vida dos universitários da região, pois, segundo ele, a passagem é cara e com o bilhete único, será dada a oportunidade das pessoas estudarem.

Este projeto veio para substituir o ônibus universitário, que se tornaram insuficientes para o número de usuários, afirmou Verônica de Assis Freitas, responsável pela entrega dos cartões aos estudantes. Segundo ela, o Prefeito Washington Quaquá quis ampliar o projeto para cursos técnicos, porém, não conseguiriam atender a todos somente com os ônibus, seria preciso aumentar a frota, então, foi feita uma enquete de junho a dezembro de 2011 entre os alunos que usavam o ônibus universitário e os novos cadastrados, se eles preferiam o aumento da frota do ônibus universitário ou o bilhete único universitário, ganhando a segunda opção.

“O cadastramento para curso técnico continua sendo feito até dia 20 de junho, o interessado tem que ir à Secretaria de Assistência Social, munido da documentação – CPF, RG, comprovante de residência e grade curricular para comprovar que está num curso técnico ou Universidade, seja ela pública ou privada, fora do município.  Além disso, quem tiver dúvidas pode entrar em contato com a Secretaria de Assistência Social através do telefone: 2637- 2617. O Valor do Rio Card é de R$ 217, 80 – creditado automaticamente no cartão do usuário entre o dia 18 e 22  de cada mês, ativado em qualquer terminal.  

Porém, tem algumas vans que não são integradas , portanto, a recarga só será ativada no terminal rodoviário ou no ônibus.  O Governo está de parabéns, um avanço muito grande para Maricá” – Concluiu Verônica Freitas.  

Para o estudante de direito da  Universo, em Niterói,  Roberto Benevides, de 47 anos,  o Projeto é uma inovação. “O Poder Público está mostrando que está preocupado com a população, só tenho que parabenizar o chefe do executivo e a equipe dele.”

A Secretária Municipal de Assistência Social, Laura Vieira da Costa, contou que o projeto é pioneiro na cidade, e que hoje uma das preocupações da Assistência Social do município é a de capacitar a população.  Já que com o Comperj, o Porto Naval e o crescimento imobiliário em Maricá, será preciso pessoas capacitadas para trabalhar nas empresas, que tenham diploma e certificação, e nada melhor do que dar essa oportunidade aos moradores de Maricá.  “Além disso, cursos técnicos estão sendo trazidos ao município, foi feita uma parceria da Prefeitura com as Escolas Técnicas, Sesi, Senai, Senac dentre outras, para trazer cursos profissionalizantes para a cidade” – contou.

Para o estudante de mecatrônica, da Escola Técnica Resende Rammel, Patrick Martins Azevedo, 19 anos, morador do bairro Pedreiras, o projeto é ótimo, pois ele tinha um gasto mensal com passagem que agora será utilizado para o lazer, compra de livros, dentre outras coisas. “Outra coisa boa é a questão do horário, porque o ônibus universitário  tinha horários fixos, a pessoa já tinha terminado a aula e tinha que esperar o ônibus. Agora, graças a Deus com a ajuda do Prefeito,  a gente tem essa força aí , só tenho  a agradecer por esta iniciativa” – concluiu o estudante.

UPA DE INOÃ QUASE PRONTA




Após muitos anos enfrentando o descaso dos governantes com a Saúde de Maricá, os moradores da cidade finalmente vão receber um atendimento de qualidade sempre que necessitarem de atendimento médico. Ainda nesse primeiro semestre do ano, o sonho de ter uma Unidade de Pronto Atendimento vai se tornar realidade.

Com 2,4 mil metros quadrados de extensão e peças pré-moldadas, a UPA foi erguida, em Inoã, no loteamento Bosque Fundo - às margens da Rodovia RJ-106 - com o objetivo de desafogar o Hospital Conde Modesto Leal, que não suporta mais a alta demanda de pacientes vindos de diferentes bairros, municípios e cidades vizinhas. Aliás, por esse motivo, a unidade vai ser do tipo 3, destinada a localidades com população superior a 350 mil habitantes.

Funcionando 24 horas, sete dias por semana, cerca de 300 atendimentos diários devem ser realizados no local. E também deverá ter vinte leitos de observação. Atualmente está em discussão apenas quem ficará responsável por gerir a UPA, cujo investimento fica em torno de R$ 1 milhão e 100 mil por mês.

Segundo o prefeito de Maricá, Washington Quaquá, essa administração pode ser realizada pelo Governo Federal, Estadual ou Municipal, e até mesmo, pelos três órgãos em parceria. “A UPA custa um pouco mais de 1 milhão por mês para sua manutenção. Se o Governo do Estado e o Governo Federal entrarem com 400 mil cada um, Maricá entra com cerca de 300 mil por mês. Se isso não se viabilizar, aí o Estado vai gerir a UPA. Mas é melhor que seja o município, porque fica melhor a interação com os postos de saúde e com nosso hospital. Estamos negociando isso com o Governo do Estado e em Brasília”, esclareceu Quaquá.

MARICÁ VAI TER CINEMA E CENTRO CULTURAL


O Centro sempre foi o bairro preferido dos prefeitos para fazer obras. O problema é que os governos passados só faziam obras por lá. Nessa gestão o Centro também tem passado por intervenções junto com, pelo menos, seis bairros.

Para resgatar a cultura na cidade, a antiga sede do Detran foi abaixo e um novo espaço está ganhando forma. Trata-se do Centro Centro Cultural Henfil, que vai trazer de volta uma sala de cinema para a cidade. É um projeto antigo do prefeito Washington Quaquá e que agora está caminhando de vento em popa.

“A gente tem que investir na cultura e na educação para que a nossa população tenha cada vez mais consciência crítica e conhecimento. Só assim teremos uma nação de verdade. E Maricá está caminhando a passos largos nessa direção”, garante o prefeito.

Além de cinema, que deve ter filmes a preços populares e que teve as obras iniciadas na semana passada, o espaço vai contar também com galeria de arte, bistrô e livraria.

Bem perto de onde será o centro cultural, uma transformação mudou a vida dos artesãos. O Mercado das Artes foi totalmente reformulado, ganhou paredes e telhado e hoje é bem mais agradável e organizado. O lugar tem virado point de toda a família nos fins de semana, já que fica aberto até altas horas.

A Prefeitura de Maricá tem também dado uma rejuvenescida em várias ruas do bairro, como a do Posto de Saúde Central. Isso sem contar na internet gratuita, na qual todos que tiverem computadores e smartphones podem acessar a rede gratuitamente. 

HABIB’S CHEGA EM MARICÁ COM SERVIÇO DE QUALIDADE E GERANDO EMPREGOS


A população de Maricá está feliz. Agora não precisa mais se deslocar até o centro do município ou de cidades vizinhas para fazer um lanchinho fast food. Uma das principais lojas do ramo, o Habib´s, inaugurou no último dia 2 de maio unidade – totalizando 420 no Brasil – no Shopping Inoã.

Especializada em comida árabe, a lanchonete tem salão amplo com capacidade para 160 pessoas, serviços para viagem e drive-thru (atendimento no carro), realizados por 67 funcionários. Destes, 45 foram os que melhor se desempenharam na seleção realizada pelos parceiros Secretaria municipal de Trabalho e Sine.

Para ter um serviço de qualidade, a empresa investe em capacitação e treinamento constante de profissionais oferecendo estabilidade e muitas vantagens. Antes da inauguração, por exemplo, simulações de atendimento e vendas foram realizadas com os funcionários, num sistema intitulado “Family Day”, onde eles servem seus próprios familiares.

Segundo o gerente da loja, Rodrigo França, o governo municipal é um dos principais responsáveis pelo crescimento de Inoã, por causa dos investimentos realizados e do total apoio a projetos propostos. A tendência é que o bairro cresça cada vez mais.  Aliás, foi por este motivo que o Habib’s se instalou no local.

CAMPANHA DE VACINAÇÃO SEGUE ATÉ DIA 25 EM TODOS OS POSTOS


A Campanha de Vacinação contra a gripe começou no dia 5 de maio e vai até o próximo dia 25 em todo o país, visando a redução das complicações, internações e mortes em conseqüência das infecções provocadas pelo vírus da Influenza.

Podem tomar a vacina: idosos com mais de 60 anos, crianças entre seis meses e dois anos incompletos, gestantes, funcionários da área de saúde, pessoas com doenças crônicas (mediante prescrição ou receita médica), povo indígena e presos.

Em Maricá, a vacinação está acontecendo em todos os Postos de Saúde. A estimativa é que 22 mil pessoas sejam imunizados na cidade, sendo 80% no município.

CASAMENTO COMUNITÁRIO SERÁ CELEBRADO EM NOVEMBRO


Realizar o sonho de atravessar o tapete vermelho para confirmar os votos de fidelidade eterna, trocar alianças e brindar com champagne é o sonho da maioria dos noivos, ou pelo menos, das noivas. Só que muitas vezes, essa noite mágica acaba sendo adiada ou deixada de lado por causa da condição financeira do casal. 

Pensando nisso, o governo municipal de Maricá, através da Secretaria de Assistência Social, resolveu organizar casamentos comunitários. Esse ano acontece a segunda edição do projeto. Agora, 30 casais selecionados – infelizmente não há verba para beneficiar a todos – vão ter direito a uma noite inesquecível, com cerimônia e festa, no dia 30 de novembro. 

Os casais não vão gastar nenhum centavo pagando taxas do cartório para os proclamas, buffet, nem ornamentação da festa. Tudo ficará a cargo dos organizadores. E ainda terão direito de levar oito convidados cada.

Para participar é muito simples: basta que os interessados estejam escritos no CADÚNICO, ou seja, a renda do casal deve ser menor que dois salários mínimos. 

As inscrições já estão acontecendo e vão até o dia 05 de junho.

RENDA MELHOR JOVEM VAI ATENDER A MAIS DE 300 ALUNOS DE MARICÁ


Uma audiência no Palácio Guanabara para celebrar a redução da desigualdade social no Rio de Janeiro – único estado a cumprir a meta do Plano Brasil Sem Miséria de superação da pobreza extrema no país – contou com a presença da presidente Dilma Rousseff, do governador Sérgio Cabral e do prefeito de Maricá, Washington Quaquá e revelou uma grande novidade: a apresentação do programa Renda Melhor Jovem.

Em Maricá, o programa vai beneficiar 302 alunos do Ensino Médio de escolas estaduais inscritos no CADÚNICO, que vão receber o benefício após aprovação no final de cada ano letivo, da seguinte maneira: ao concluir a 1ª série o aluno recebe R$ 700; ao concluir a 2ª série R$ 900 e ao concluir a 3ª série R$ 1 mil.

Caso a formação seja voltada ao Ensino Profissionalizante - em 4 anos -, no final do último ano, o estudante receberá mais R$ 1,2 mil. Assim, o valor total da bolsa pode chegar a R$ 3,1 mil por aluno.

O programa vem se unir ao Renda Melhor e ao Rio Sem Miséria para facilitar ainda mais a vida da população, visando um aumento de oportunidades. Lançado em 2011, o Rio Sem Miséria chegou a 52 municípios fluminenses, atendendo cerca de um milhão de pessoas, com um investimento de R$ 250 milhões por ano, sendo R$ 5 milhões apenas para as famílias de baixa renda de Maricá.

Segundo o governador do Estado, Sérgio Cabral, O Brasil está vivendo um momento de celebração dos avanços sociais e com o Rio de Janeiro não podia ser diferente. “O Rio foi o Estado que mais recebeu investimentos nacionais e estrangeiros, por isso hoje é um dia de comemoração. Nós não estamos ajudando só as famílias, mas a economia das cidades, com a maior circulação de dinheiro”, declarou satisfeito.

VEREADOR CAIU VOLTA À CÂMARA E ENFRENTA NOVOS DESAFIOS


O vereador Aldair Machado – Caiu Motorista (PPL) retornou em maio deste ano a Câmara dos Vereadores, após ter assumido em 2011 a Secretaria Municipal de Esportes do Município. Para Caiu, um dos desafios enquanto vereador é ajudar a solidificar as mensagens do executivo que estejam de acordo com a atual gestão do município.

Enquanto esteve no mandato de Secretário Municipal, Caiu viu como seu primeiro desafio conhecer o Governo, pois segundo ele, sua visão era completamente diferente. Pôde ver o trabalho que estava sendo realizado, e com o apoio de uma equipe dedicada conseguiu realizar todas as determinações do Prefeito. “Foi me dado autonomia para atuar enquanto Secretário, porém, havia cobranças dos resultados - um desafio - que através da nossa dedicação conseguimos cumprir o que foi determinado, levando qualidade de vida a população de Maricá, em especial a crianças e jovens, incentivando atletas do município. Além de vários projetos que deram certo, conseguimos estabilizar o Programa Segundo Tempo  e aumentamos o Projeto Navegar da Prefeitura de Maricá, em parceria com o Governo Federal”- contou.

Canoagem, remo e vela são algumas das atividades oferecidas pelo Projeto Navegar, que atende cem crianças do município. As conquistas alcançadas enquanto foi Secretário Municipal dos Esportes foram muitas - hoje 3.800 crianças estão inscritas nos diversos Programas oferecidos, atletas do município disputam competições dentro e fora do País.  Foi  viabilizada a implementação do Projeto Tiro com Arco, que em  parceria com o Governo Federal atende 64 atletas da rede pública municipal de ensino. Além de outros projetos como o Programa Esporte e Lazer na Cidade, o Projeto Tênis e a Escolinha de Futebol.

Os atletas de Maricá têm ainda a oportunidade de participar de diversos eventos esportivos , como o Showbol- o maior espetáculo de futebol do mundo. “Ano passado Maricá participou do Torneio Rio- São Paulo e este ano irá participar do Campeonato Brasileiro, que é uma competição da modalidade showbol que reúne equipes tradicionais do futebol de campo brasileiro com equipes adaptadas a esta prática. Geralmente com jogadores aposentados do futebol de campo e que obtiveram algum sucesso na equipe principal desses clubes”, explicou Caiu.

De acordo com o vereador, uma das conquistas alcançadas a frente da Secretaria de Esportes foi poder atender às pessoas do município, tanto crianças como adultos, ver a dedicação dos funcionários da Secretaria em relação aos projetos implementados, além do  comprometimento da atual gestão com a cidade de Maricá. 

“Saí do Governo, mas a estrutura permanece e os que lá estão vão dar prosseguimento ao que já havia sido implementado”,disse Caiu,  lembrando ainda que ele recebeu total autonomia do Prefeito Washington Quaquá  enquanto foi secretário, mas sempre cobrando resultados para melhor atender o município.   “Conheci como é a gestão, uma forma de administração que eu não via antes. A visão que tenho da Prefeitura atual é do empenho que os gestores e o prefeito têm. Agora eu sinto que há esse comprometimento com Maricá.” – concluiu Caiu.

CAPACITAÇÃO DA SAÚDE REÚNE 70 PROFISSIONAIS


Para acabar com os acidentes envolvendo material biológico, o Programa de Saúde do Trabalhador (PST) promoveu, no último dia 25, na Universidade Severino Sombra, um treinamento para 70 profissionais de saúde do município. 

 A bióloga Cláudia Rodrigues e o imunologista Marcelo Costa Velho, palestrantes do encontro, deram ênfase ao protocolo do Ministério da Saúde, orientando que a assistência às vítimas de acidentes com material biológico deve ser concluída em no máximo duas horas.

“A primeira coisa a fazer diante de um acidente como esse é não se desesperar, a segunda é procurar assistência médica imediata e, por último, fazer o acompanhamento conforme orientação especializada”, salientou Costa Velho. 

De acordo com Cláudia é importante orientar as pessoas sobre o uso de material biológico, como agulhas e lâminas, além do contato direto e que não só o HIV, mas as hepatites virais, também são contágios extremamente perigosos e que podem levar à morte.  

As funcionárias Roseli Campos, do Posto de Saúde de Ponta Negra, e Simone Del Rosa, do Laboratório do hospital, elogiaram a iniciativa do programa em promover o treinamento e, acima de tudo, a importância em receber orientação sobre procedimentos pós-acidentes.

 “Essa palestra foi muito importante para mim, para o meu dia a dia profissional”, disse Roseli. “Existe todo um protocolo a ser seguido, conforme o tipo de acidente, que faz toda a diferença. E o propósito de diminuir as ocorrências é muito positivo”, finalizou Simone

GUARDA MUNICIPAL E DEFESA CIVIL GANHAM REFORÇO DE 17 VIATURAS DOADAS PELO GOVERNO DO ESTADO



A parceria entre a Prefeitura de Maricá e o Governo do Estado só tem trazido bons frutos para o município. No início do mês o prefeito Washington Quaquá esteve com o vice governador Luiz Fernando Pezão, no CFAP (Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças da PMERJ), em Sulacap, em uma cerimônia onde foram doadas 17 viaturas que deverão ser usadas pela Guarda Municipal e Defesa Civil de Maricá.

Os carros da Guarda - 17 Gols - vão priorizar os serviços de ronda escolar, além da colaboração no trabalho de fiscalização do Meio Ambiente. Os quatro veículos Blazer, recebidos pela Defesa Civil, serão utilizados para melhorar ainda mais as atividades realizadas pelo órgão, como atendimento a emergências.

O secretário interino de Defesa Civil, coronel Jorge Braga, enfatizou a importância das viaturas para o município. “Maricá é uma cidade muito extensa, que precisa de apoio de viaturas operacionais para atender tanto os casos do dia a dia - policiamento, interdições - quanto os casos de emergência - desastres catástrofes. Por isso essa conquista de viaturas e carros oficiais está sendo tão valorizada por nós. Agora, vamos conseguir dar uma qualidade melhor de vida, com segurança a todos que escolheram morar em Maricá”, concluiu coronel Braga.

FESTA DA PESCA COMEÇA NO FIM DESTE MÊS



Vem aí a 40ª Festa da Pesca de Itaipuaçu. Nos dias 26 e 27 as secretarias municipais de Turismo e Esportes de Maricá, em parceria com a Federação de Pesca e Lançamento do Estado do Rio realizam a tradicional festa, que já faz parte do calendário turístico do município. Esse ano ao evento, muito aguardado por moradores e turistas, fará parte da programação do 198º aniversário de emancipação político-administrativa de Maricá, comemorado no dia 26 de maio.Nove clubes de pesca do Rio de Janeiro, Espírito Santo, Niterói e Maricá já confirmaram presença.

As inscrições serão feitas no dia 26 de maio, no local, ao custo de R$ 60 por trinca (equipe de três pescadores). O evento receberá apoio logístico das secretarias municipais de Saúde (SAMU), Transportes e Segurança (Guarda Municipal).

Programação 
No sábado (26/05) de 9h às 12h  será feita a inscrição para prova; 11h haverá o hasteamento das bandeiras e a abertura oficial da competição com sorteio dos boxes; 12h será realizado o torneio de duplas de vôlei de praia; 14h terá início a competição (1ª etapa); 18h é o fim da 1ª etapa e pesagem; 21h terá um show artístico.

Já no Domingo (27/05) às 7h –será iniciada a 2ª etapa de Pesca; 9h serão realizadas as finais do Torneio de Vôlei de Praia; 11h é o término da competição de Pesca e Pesagem; 12h haverá o concurso Rainha da Pesca; 14h será feita a premiação dos atletas pescadores e 15h o show artístico.

COLETA DE LIXO GANHA MAIS 1 CAMINHÃO E VAI DEIXAR A CIDADE MAIS LIMPA


Desde o último dia 7, a coleta de lixo em Maricá será reforçada. A Thalis, empresa contratada pela Prefeitura, vai colocar mais um caminhão, totalizando 11 veículos, para recolher os resíduos sólidos na cidade. A coleta acontece diariamente em dois turnos, das 7h às 19h e das 20h às 6h. Somente em Itaipuaçu e Inoã, os dois distritos mais populosos do município, a prefeitura disponibilizou quatro caminhões para atender a região.

Além disso, a prefeitura tem à disposição outros dois veículos que são colocados nas rotas caso algum caminhão esteja em manutenção ou na alta temporada (férias escolares, Carnaval e feriados prolongados), quando há aumento da população na cidade.

Para evitar o acumulo de lixo nas vias do município, a prefeitura solicita aos moradores que coloquem os resíduos sólidos em frente às suas residências apenas nos dias e o mais perto possível dos horários pré-estabelecidos pela empresa responsável pela coleta em Maricá.

Confira nesta listagem abaixo os dias e bairros em que os caminhões passam.

Segundas, quartas e sextas-feiras - 7h às 19h e das 20h às 6h


Centro – Rua Francisco Sabino da Costa até Rua Roberto Silveira (rodoviária); e da Rua Sargento Lobato até a Rua Soares da Costa (próximo ao cemitério);
Convento – Rua Padre Vieira até Rua Gerônimo Rodrigues;
Bairro da Amizade – Avenida B até Rua Joaquim Mendes;
Jacaroá – Avenida Lagomar até Rua Ovídio de Souza;
Caju – Rua 1º de Maio até Estrada do Caju;
Marine – Rua Carinde até Estrada Velha de Maricá e da Rua das Oliveiras até Rua Guarujá;
Ponta Grossa – Rua Santa Edwiges até Estrada Velha de Maricá;
Parque Nanci – Rua 2 até Rua 30;
Marquês – Rua Bosque dos Lurdes até Rua 24 de Julho;
Guaratiba – Rua 24 até Rua 31;
Marinelândia – Rua 44 até Rua 52 (Ponta Negra);
Cordeirinho – Rua 53 até Rua 119;
São José do Imbassaí – Rua Mário Santorio até Rua Julieta;
Itapeba – Estrada Velha de Maricá até Condomínio Maturana;
Mumbuca – Rua Abreu Sodré até Rua Reinaldo Rodrigues da Silva;
Espraiado – Estrada do Espraiado;
Jaconé – Estrada de Jaconé até Rua 60;
Ponta Negra – Centro;
Condado – Rua da Amendoeira até Rua 7;
Barroco (lado A) – Rua Narciso até Rua 21;
Barroco (lado B) – Rua Alameda 1 até Rua 26;
Jardim Atlântico – Rua 128 até Rua 18 (beira da praia), da Rua 1 até Rua 56 e da Avenida 2 até Rua 43;
Tirante – Estrada Velha de Maricá;
Vivenda – Rua 2 até Rodovia Amaral Peixoto;
Bosque Fundo – Rua Leonardo José Antunes;
Chácara de Inoã – Rua 1 até Avenida B;
Risca Faca – Rua Fernando Pique Mendes até Rua Manoel Pequeno;
Itaocaia Vale – Avenida Itaocaia;
Parque Vera Cruz – Rua 4 até Rua Tietê;
Reserva Verde – Rua 7 até Rua Áustria;

Terças, quintas e sábados - 7h às 19h e das 20h às 6h


Itapeba – Estrada do Pindobas até Rua dos Quarenta;
Retiro – Estrada do Retiro;
Bouganville – Rua A até Rua Manoel Quintanilha;
Flamengo – Rua Joana Dark até Rua Pedro José Alves;
Parque da Cidade – Rua do Canal até Avenida Beira Rio;
Ubatiba – Rua Cabo Frio até Rua Três Rios;
Silvado – Estrada de Ubatiba;
Boqueirão – Rua Três Rios até Rua da Lagoa;
Divinéia – Rua 1 até Rua Ernane Mandela;
Barra – Rua 13 até Rua Zero;
Zacarias – Rua 3 até Rua Teodoro José Martins;
Gamboa – Estrada da Gamboa até Rua 1;
Jardim Interlagos – Rua 104 até Rua 112;
Bambuí – Rua Braulino Venâncio da Costa até Rua 14;
Guaratiba – Rua 43 até Rua 32;
Pedreira – Rua Capitão Guilherme Cunha até Rua das Amendoeiras;
Piquete – Rua José Pinheiro até Rua 4;
Vale da Figueira I, II e III – Rua 8 até Estrada de Ferro;
Ponta Negra – Centro até Rua 120;
Recanto – Rua Capitão Melo até Rua Delze;
Bosque Flamboyant – Rua 175 até Rua Silvestre;
Jardim Atlântico – Rua 1 até Rua 20, da Rua 14 até Rua das Adálias e da Rua 56 até Rua 129;
Inoã – Rua João Gomes Matos até Rua Pitágoras;
Spar – Avenida Cruzeiro até Rua João Manoel Cruzeiro;
Condomínio Santa Paula I – Rua A;
Condomínio Santa Paula II – Rua P até Rua M;
Manu Manuela – Rua dos Melros até Rua Catumbi;

Sábados – 7h às 19h e das 20h às 6h


Centro – Rua Francisco Sabino da Costa até Rua Roberto Silveira (rodoviária);
Parque Eldorado – Rua 1 até Rua Barão de Inoã;
Araçatiba – Rua da Costa Leste até Rua 35;
Boa Vista – Rua Sulfio Chebabe até Rua Pereira Neves;
Nova Metrópole – Estrada do Caxito até Rua Oreste Barbosa;

Domingo a domingo – 7h às 12h e das 20h às 6h


Rodovia RJ-106 – Green Parque até Recanto;
Centro – Rua Roberto Silveira até Rua Francisco Sabino da Costa;

Domingo – 12h às 19h
Rodovia RJ-106 – Corpo de Bombeiros até Ponta Negra;
Avenida Central – Ponta Negra até Boqueirão;

Dúvidas e reclamações: Empresa Thalis 3731-0969

CONCURSADOS DA EDUCAÇÃO JÁ COMEÇARAM A ASSUMIR SEUS POSTOS


Os professores e funcionários aprovados no concurso que a Secretaria de Educação de Maricá promoveu recentemente já estão assumindo seus cargos nas escolas da rede municipal.

Do final de abril para cá, foram convocados 22 profissionais para os cargos de docente II (do pré escolar ao Ensino Fundamental), 33 para docente I (Ensino Médio), 30 inspetores de alunos e quatro nutricionistas.

Segundo a secretária da pasta, Marta Quinan, todas as convocações foram realizadas dentro dos trâmites legais, devido ao aumento na procura por vagas na rede. “Hoje temos 15.441 alunos. Acreditamos que isso seja conseqüência da melhora de estrutura que nosso setor experimenta nos últimos anos, como as reformas das escolas e as entregas de kits escolares e netbooks aos alunos”, explicou a secretária.

E para atender as necessidades ainda existentes nas escolas de Maricá, a Câmara de Vereadores aprovou a convocação imediata de outros 200 concursados.

quarta-feira, 2 de maio de 2012

OBRAS TRANSFORMAM A VIDA DA POPULAÇÃO DE MARICÁ



 Investimentos para levar infraestrutura e qualidade de vida à população. Isso é o que se pode dizer das obras espalhadas por toda a cidade de Maricá. Bairros que não viam máquinas há décadas estão sendo reformulados. Neste momento, é possível ver os trabalhos que acontecem na Estrada de Itaipuaçu, na reconstrução da ponte da Mumbuca e na nova ponte da Barra, a construção de cinco praças em São José de Imbassaí, Caxito, Itaipuaçu (Rua 70 e Gaviões), Ponta Negra e Marquês.

Centro Cultural – O cinema popular, previsto no projeto original do Centro Público de Cultura Henfil, que está sendo construído no centro de Maricá, vai sair do papel.

A sala de cinema, com 180 lugares, terá um telão retrátil e vai funcionar como espaço reversível, adaptado para receber peças de teatro. O local também terá camarins e banheiros e será administrado, inicialmente, pela secretaria de Cultura. O investimento da prefeitura será de R$ 1 milhão.

“Tudo indica que esse será o primeiro cinema da cidade e isso representará um avanço enorme na oferta de bens culturais em Maricá, ainda mais por se tratar de um modelo pensado para todos os públicos, com programação gratuita”, comemora o secretário de Assuntos Federativos, Fabiano Filho. Além do cinema, o espaço terá duas galerias de arte e um ambiente com livraria, bistrô e cafeteria. Ao todo, serão 2.239 metros quadrados de cultura e diversão para os moradores e visitantes de Maricá.

Itaipuaçu – Mais um trecho da Estrada de Itaipuaçu está passando pela etapa final das obras de drenagem e pavimentação. Desta vez, a parte que e fica entre o chamado “Barroco”e a Rua Professor Cardoso de Menezes (Rua Um) recebe a camada definitiva de asfalto. O trabalho já passou por outros pontos da estrada – como o trecho entre a chamada “ponte quebrada” e o Barroco – e vai se estender ao logo de toda a via até a altura da Rua 28, onde termina a parte da obra sob responsabilidade da prefeitura e executada com recursos próprios. Daquele ponto em diante, até Inoã, a intervenção acontece em parceria com o Governo do Estado, através do programa “Somando Forças”. Também neste trecho, as obras avançam: operários estão instalando os meio-fios nas calçadas para a posterior colocação do asfalto, como já ocorreu na parte inicial.

Terminal – Inaugurado há pouco mais de um mês, o terminal de integração de Itaipuaçu está superando as melhores expectativas em número de usuários.  Antes de a Prefeitura receber a obra – cuja construção estava prevista desde 2005 como parte da concessão das linhas, mas só foi iniciada em 2009 – o cálculo era de que em torno de 3 mil pessoas passariam pelo local. Hoje, segundo o secretário municipal de Transportes, Rony Peterson, o número de usuários que utiliza a estação chega a 15 mil, cinco vezes o total estimado inicialmente.

Ainda de acordo com o secretário, o uso do sistema de GPS, que mostra em telas espalhadas pelo terminal onde o ônibus de cada linha se encontra e a hora exata em que chegará está ajudando a ampliar essa utilização. 




Praças – Cinco obras de construção e remodelação de praças, realizadas pela prefeitura de Maricá, estão em fase final. Os trabalhos avançam em ritmo acelerado em Ponta Negra, Caxito, São José de Imbassaí e Itaipuaçu (Gaviões e Rua 70) e, de acordo com os técnicos, serão finalizados até o fim de março.

A praça da Rua 70 está recebendo novo piso e terá quadra poliesportiva, canteiros com bancos, mesas e equipamentos para recreação infantil. No mesmo distrito, a “Praça da Gaviões”, onde ainda há vestígios do Carnaval (“Um sucesso, muito cheio”, testemunhou um dos trabalhadores), terá o piso instalado até a próxima semana.

Em Ponta Negra, os contornos da nova praça, que receberá mesas de concreto para jogos, bancos, aparelhos de exercício ao ar livre e serviços de paisagismo, já podem ser vistos. Ao lado dela e na parte oposta da Rua São Pedro Apóstolo, duas outras praças serão reformadas em seguida.

No Caxito, a prefeitura trabalha para entregar aos moradores um novo espaço de lazer, com equipamentos de ginástica para idosos e parque para as crianças, com gangorra e escorrega, entre outros brinquedos. O local terá mesas e cadeiras de concreto e paisagismo.

Em São José de Imbassaí, a população também vai ganhar uma praça novinha, com direito a coreto, parquinho com piso sintético, bancos de madeira e mesas de concreto com cadeiras.
Nos próximos meses, o projeto da Prefeitura, que está modernizando importantes espaços públicos da cidade, vai beneficiar os moradores de outras localidades, como Tiradentes (em Araçatiba), Praça da Bandeira (no Centro), Vera Cruz (Itaipuaçu) e Spar.