quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

PREFEITURA TRAZ PROJETOS PARA INCLUSÃO DE DEFICIENTES VISUAIS


O secretário de Assistência Social de Maricá, Jorge Castor recebeu no último dia 12 de janeiro, em seu gabinete, a deficiente visual e cantora de grandes sucessos na década de 80, Kátia.

Afilhada do Rei Roberto Carlos, Kátia elaborou um projeto de tecnologia e comunicação que prevê a criação de uma estrutura para capacitação e treinamento de pessoas com deficiência visual e paraplegia, compatíveis com suas limitações, em atividades como locução, gravação de áudio e cursos de informática de modo geral – com duração de 2 anos –, que visam melhores oportunidades educacionais e profissionais.

O projeto vai ser adaptado de acordo com o município, mas o secretário da pasta se diz confiante com o processo, porque o prefeito Washington Quaquá busca minimizar a pobreza na cidade.

“A hora que nós conseguirmos colocar as pessoas do nosso lado esquerdo e do nosso lado direito, nós não vamos conseguir mais olhar para trás. Porque o ideal é que todos caminhemos lado a lado, que acabem as desigualdades”, explicou Castor.

Na verdade, Kátia já pensava em morar em Maricá há seis anos por causa da dificuldade em conciliar a carreira artística com o trabalho social – iniciado em 1994. Mas como na época não havia essa possibilidade, continuou morando em Rio das Ostras e o inevitável aconteceu: a carreira foi “deixada de lado” para ela poder se dedicar exclusivamente a implementação e ao suporte de projetos, como: DOSVOX e Virtual Vision, softwares para deficientes, que lhe renderam prêmios como “Jovem cientista” e “Fundação Bradesco Cidadã Benemérita do Rio de Janeiro”.

“Esse é um projeto de vida que eu espero que dure o resto dos meus dias porque se Deus me deu privilégios que não deu para outros deficientes visuais, então eu quero aproveitar. E fazer com que esse sonho seja algo que vai beneficiar a população. E morar em Maricá pra mim, era um sonho que eu vou conseguir realizar. E conseguir tocar as duas coisas, porque vai dar pra viver as duas realidades, cercada de pessoas com o mesmo objetivo. Tenho certeza que Deus já está dando a vitória”, finalizou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário