Foi realizada no dia 06 de janeiro, uma reunião entre centenas de metalúrgicos do Estado do Rio de Janeiro, na Colônia de férias COOTRAMERJ ( Cooperativa dos Trabalhadores Metalúrgicos do Estado do Rio de Janeiro), em Maricá. Os metalúrgicos puderam levar a família para aproveitar o domingo de sol no local, além disso, os presentes aprovaram o novo Estatuto da categoria, baseado na nova Lei Federal 12.690/12, sancionada pela Presidente Dilma Rousseff, que cria regras para o funcionamento das cooperativas de trabalho e também instituiu o Programa Nacional de Fomento às Cooperativas de Trabalho (Pronacoop).
O evento contou com a presença do Prefeito de Maricá - Washington Quaquá, da sua esposa Rosangela Zeidan, da filha do Presidente Lula - Lurian Silva e do Senador Lindbergh Farias. O vereador em São Gonçalo e atual Secretário municipal de Direitos Humanos em Maricá, Miguel Moraes presidiu a mesa de reunião, e lembrou que com a indústria naval haverá geração de empregos não só em Maricá como no estado do Rio em diversos setores. Agradeceu a presença dos presentes, em especial a do Prefeito, que está sendo pioneiro em trazer a construção naval para a cidade. “ Precisamos de articulação política forte para que os estaleiros funcionem em Maricá” – disse.
Em seguida, Rozangela Zeidan afirmou que Miguel Moraes é um parceiro na luta e hoje em Maricá ele terá uma deputada para defender o Sindicato dos Metalúrgicos para o que for preciso. “ Vamos ter estaleiro aqui em Maricá, havendo a geração de empregos e a valorização da categoria. Estamos juntos nessa caminhada, contamos com vocês nessa luta.” – enfatizou.
Maricá hoje tem atraído muitos investidores estrangeiros, lembrou Zeidan, dizendo que a mão de obra dos metalúrgicos será necessária para esse crescimento. Miguel Moraes destacou que haverá oportunidade para diversas áreas, e isso será ótimo para os trabalhadores. “ Estou feliz de estar junto com vocês e Quaquá provou seu ideal, por isso foi reeleito merecidamente” – disse Miguel emocionado.
O prefeito lembrou que a categoria metalúrgica é de extrema importância para o crescimento do País, citando o ex-presidente Lula, que ensinou o Brasil a ser Brasil, pois ampliou a indústria naval para o nordeste e para todo o Brasil, gerando emprego para o nosso País. Citou que uma das suas preocupações enquanto prefeito é buscar o crescimento da cidade, lembrando da implantação do Porto de Jaconé e da construção de estaleiros de reparo de navios, com isso, será ampliado o mercado de trabalho, vai atrair outras empresas para montar em Maricá.
“ Precisamos qualificar seus filhos, estamos trazendo o SENAI para Maricá para formar a juventude, vamos precisar de mão de obra para tocar nossos navios, estamos instalando plataformas. Tenho o apoio do Senador Lindbergh e o compromisso com o povo e o estado do Rio de Janeiro.” – disse Quaquá.
O Senador pelo Estado do Rio de Janeiro, Lindbergh Farias citou que para mudar a cara do País tem que primeiro fazer pelos que mais precisam, lembrando que o ex-presidente Lula teve essa iniciativa e hoje o Brasil é considerado a sexta maior economia do mundo. Segundo o senador, a Indústria Naval estava quebrada, e atualmente está em cresciemtno, até mesmo na cidade de maricá, gerando oportunidades de empregos através do pré-sal. Lembrou ainda que o Partido dos Trabalhadores surgiu no meio dos trabalhadores, em especial dos metalúrgicos, como o ex-presidente Lula. “ Estou a disposição da categoria, qualquer batalha podem contar comigo, quero estar mais perto das reuniões da categoria” – concluiu o Senador.