quarta-feira, 6 de junho de 2012

“PORTO, SIM” ARRASTA UMA MULTIDÃO A FAVOR DO DESENVOLVIMENTO DE MARICÁ


“O povo unido, o porto construído”. Foram com essas palavras que os mais de dois mil maricaenses liderados pelo prefeito Quaquá e pela primeira-dama, Rosângela Zeidan, percorreram as ruas no aniversário da cidade conscientizando a todos de que o projeto do porto de Jaconé vai beneficiar seus  cidadãos. 

A fraca oposição se encolheu quando viu o mar de maricaenses com faixas em punho, pedindo a implantação de um projeto que vai gerar mais de 13 mil empregos diretos e indiretos. A marcha teve sua concentração na Ponte da Mumbuca e seguiu até a Praça Orlando de Barros Pimentel, no Centro.

Quaquá ressaltou que, embora políticos de oposição estejam querendo pegar uma carona com os “colegas” de Angra dos Reis, tentando impedir a construção do porto de Jaconé para permitir a ampliação do de Ilha Grande, a marcha do último dia 26 não teve cunho eleitoral.

“Essa manifestação não é eleitoral. É em defesa de Maricá. Teve gente sem vergonha que recebeu grana de Angra porque querem que a nossa gente continue tendo que se deslocar todo o dia de ônibus para Niterói ou para o Rio”.

O prefeito lembrou que os mesmos políticos que estão impedindo o surgimento do porto são os mesmos que atrasaram o progresso da cidade.

“Eu cresci na Mumbuca e a gente não sabia o que ia fazer depois que crescesse porque em Maricá só tinha vaga de emprego em mercado e na empresa de ônibus. A nossa população era pobre. Eu só fui saber o que era chuveiro elétrico aos 18 anos. Isso está mudando e a oposição não quer”.

Zeidan ressaltou que o acordo para a instalação do porto passa pela capacitação da população para trabalhar no empreendimento.

“Vamos fazer um curso para soldador, com duração entre seis e oito meses, e vamos dar a oportunidade a nossa população de ganhar salários de R$ 4 mil”, disse.

Para Romilson de Oliveira, de 32 anos, desempregado há 10 meses, o porto vai abrir portas.

“Tenho certeza que agora vou ter um emprego digno, uma profissão e me orgulhar disso. Maricá está tendo mais oportunidades e com o porto vou poder ficar mais perto da família e ganhar melhor. Hoje, a cidade está mudada”, afirmou.


POLÍTICOS HOMENAGEIAM QUAQUÁ EM NOITE DE GALA


Asessão solene do aniversário de Maricá foi um misto de prestação de contas e de reconhecimento ao trabalho da atual administração da cidade. Até mesmo o presidente da Câmara, Luciano Rangel Junior, admitiu que se equivocou ao por fim a uma aliança de anos com o prefeito Washington Quaquá, mas que está junto nesta nova caminhada, apoiando seu partido e a todos os que estiverem coligados.

“Há três meses eu era pré-candidato a prefeito e hoje me honro muito de estar no partido do senador Marcelo Crivella. Na vida pública, a gente tem que saber o tempo certo para tudo. Vou apoiar o município e caminhar junto com o prefeito”.

O deputado federal Vitor Paulo, embora seja de Niterói, lembra das visitas que fazia a Maricá na infância.
“Eu tinha um tio que morava em Inoã. Quando cheguei aqui nesta noite e vi a praça iluminada me emocionei porque passei boa parte da minha juventude aqui”.

O deputado também garantiu que, por meio de emendas, vai trazer recursos para melhorar ainda mais a infraestrutura da cidade.

O prefeito Quaquá fez um balanço positivo desses quase quatro anos de mandato, relembrando os momentos de muita luta ao receber a prefeitura da cidade envolta em dívidas.

“Quando assumi a prefeitura à luz de velas sabia que ia perder popularidade, mas com o tempo, o nosso trabalho e dedicação íamos mostrar a que viemos. Sabia que tinha que reconstruir essa cidade. Vou provar por A mais B que cumpri mais de 90% das 30 metas do programa de governo. E fiz coisas que não tinha prometido, como a construção da Ponte da Barra. Não prometi dar computadores aos alunos e fiz isso. O povo de Maricá hoje vai para a rua defender os seus direitos e pode ter certeza de que nunca mais deixará ser governada por coronéis”, disse Quaquá, enfático.

CERIMÔNIA – Antes dos discursos, a noite foi aberta pelo coral Maricanto, que apresentou três peças, entre elas Ave Maria de Arcadelt e Vira  Virou, de Cledir.

Dentre os agraciados com o título de Cidadão Maricaense, a mais esperada era a filha do ex-presidente Lula, Lurian Silva.

“Aqui em Maricá me senti muito acolhida, acarinhada e fico emociada em ser homenageada pelo prefeito. Nem em Santa Catarina, onde fui secretária, recebi essas homenagens. Estou feliz aqui”.

Lurian, filha do ex-presidente Lula, foi a grande homenageada da noite 

SEU JORGE DÁ SHOW DE SUINGUE PARA O POVO DE MARICÁ


No dia 26, data em que é celebrado o aniversário da cidade, quem recebeu um grande presente foram os moradores e visitantes. Arrastando cerca de 15 mil pessoas, Seu Jorge fez um show inesquecível, com uma mega produção – quase três toneladas de equipamentos – e um repertório bem diversificado.

Apresentando sucessos como “Burguesinha”, “Mina do Condomínio”, “São Gonça” e “Quem não quer sou eu”, Seu Jorge animou o público que cantava em coro seus sucessos. O show foi tão surpreendente que, inicialmente previsto para durar uma hora, foi estendido pelo próprio cantor para duas horas.

Durante o show a banda demonstrou total entrosamento com o músico, com coreografias que animavam a plateia. As integrantes do backing vocal, Vanessa Jackson (vencedora da primeira edição do reality show “Fama”, da Rede Globo) e sua irmã Priscila emocionaram os presentes quando cantaram a música“Primavera”, um clássico na voz de Tim Maia.

Outro momento inusitado foi quando Seu Jorge recitou uma letra do grupo de rap Racionais MCs onde, representando um retirante nordestino. O cantor também aproveitou a oportunidade para deixar uma mensagem para o público, ressaltando a alegria em ver tantas famílias presentes no evento.

Após o show, demonstrando muita simpatia, o cantor recebeu fãs e convidados em seu camarim, onde distribuiu autógrafos e tirou fotos. Seu Jorge ainda parabenizou a Prefeitura de Maricá por organizar um evento tão grandioso, proporcionando diversão e cultura para a população. “Parabéns para Maricá”, finalizou.


RÉGIS DANESE REÚNE 20 MIL PESSOAS NO CENTRO


Na noite seguinte, pela primeira vez na cidade, Régis Danese conseguiu atingir seu objetivo: alcançar vidas para que a palavra de Deus não voltasse vazia. Reuniu cerca de 20 mil pessoas. Cristão desde 2000, o cantor tinha uma carreira de sucesso quando se converteu. Três anos depois, escutou o chamado de Deus. Era compositor de diversos artistas, entre eles: Belo e o grupo Só Pra Contrariar, do qual também fazia parte. “Quando Deus usou um profeta da casa, eu não me importei. Mas quando usou um profeta de fora, resolvi obedecer”, confessou, completando que em nenhum momento teve medo do que estava por vir.

Além da canção de trabalho “Tu Podes”, Danese cantou outras músicas do novo cd “Tudo Novo” e lembrou seus grandes sucessos. “Faz um milagre em mim” e “A minha família” foram as que mais emocionaram a multidão, que cantava em lágrimas. Aliás, essa última fez com que o próprio cantor chorasse muito, lembrando da filha Brendinha, internada para tratar a leucemia – ele a deixou no hospital com febre e vomitando muito, para cantar em Maricá.

Então, o cantor falou sobre a doença da caçula, de apenas três anos. Segundo ele, quando recebeu a notícia, baqueou. “Eu falei: Meu Deus perdoa os meus pecados. Pai, eis-me aqui, o que tu queres de mim, Senhor? Algumas situações fazem a gente buscar mais a Deus. O cristão, quando está tudo bem, se acomoda. Tem momentos que nós temos que passar, ver onde tem brecha e fechar. Mas a vitória é certa. Em momento algum eu murmurei”, declarou, confessando que a tempestade o fez despertar espiritualmente, ter mais sede de Deus, voltando ao primeiro amor, pois tem a certeza de que Deus está sempre com ele.

Antes de se despedir, Régis Danese convocou as pessoas a se converterem entregando seus caminhos ao Senhor e os afastados a voltarem para a casa de Deus. Várias pessoas levantaram as mãos e proclamaram as palavras que o profeta orientou.


DIA DO EVANGÉLICO GANHA SHOW DE LOUVORES COM ESTRELAS DA MÚSICA GOSPEL


Quem esteve em Maricá na última semana teve motivos de sobra para comemorar: muitos eventos marcaram o aniversário da cidade, dia 26 de maio. Os shows mudaram a rotina dos moradores que invadiram a Praça Orlando de Barros Pimentel nas noites de quinta, sexta-feira e sábado para prestigiar os shows de PG, Régis Danese e Seu Jorge.

Esse ano, o governo municipal em parceria com a AME (Associação de Ministros Evangélicos) presenteou os cristãos com duas noites inteiras de show pelo Dia do Evangélico (25 de maio) com muito louvor e adoração.

A festa chamou atenção logo no início, com a apresentação de dança realizada pela Igreja Batista do Calvário (Flamengo). Depois, os ministérios de louvor das igrejas pediram paz e se apresentaram. Ministério Ezequias Coelho, Banda Promessas, Banda Novo Plano, Ministério Gálbano, Ministério Unção do Crescimento, JP Beat, Jéssica Jabor e Daiana Souza abriram as principais atrações. Depois, ao som do shofar, os pastores oraram pedindo pela cidade, pelas autoridades e milagres.

Pedro Geraldo Mazza, o PG subiu no palco na quinta-feira (24). Em sua terceira apresentação em Maricá, divulgou o CD “Imagem e Semelhança” – o DVD vai ser lançado mês que vem - e cantou alguns de seus maiores sucessos, como: “Meu universo”, “Louvarei na tempestade”, “Formoso és” e “Eu vou passar pela cruz”.

Representante de rock, PG confessou já ter passado por muitas provações e discriminações pelo ritmo que escolheu. Mas os quase 20 anos de carreira – só alcançou o sucesso depois que começou a trabalhar para Deus – só provam que o amor por Cristo resiste a qualquer atribulação. “Minhas baladas têm características do rock, mas existe um rock de qualidade. Porque acima do estilo de música, é um estilo de vida. E todas as músicas têm um cunho evangelístico”, explicou.

Perdeu a família cedo. Aos 11 anos era alcoólatra e viciado em drogas. Mas aprendeu que o amor de Deus podia curar sua ferida, acabar com o medo, movendo o céu e a terra. Pastor, PG adorou a Deus, gritou, pulou, pregou e leu alguns trechos da Bíblia durante o show. Citou Romanos para dizer que todos deveriam ter a mesma alegria que ele quando fala de Deus.

Antes de deixar o palco, falou para o público que Jesus não deve ser lembrado apenas num momento festivo, mas como o Salvador de suas vidas. E aconselhou a procurarem uma igreja. “Espero que assim como você viveu até agora, aquele que está respirando, louve a Deus. Sem o sopro de Deus não somos nada”, finalizou.


TRIBUNAL DE CONTAS DIVULGA LISTA DOS POLÍTICOS FICHA SUJA DE MARICÁ


Na última semana o Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro (TCE-RJ) encaminhou ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE) uma lista contendo os nomes dos ocupantes de cargos e funções públicas, que tiveram suas contas rejeitadas pelo tribunal e que, por esse motivo, poderão se tornar inelegíveis. Agora essa decisão caberá à Justiça Eleitoral.

Em Maricá aparecem nomes como do ex-prefeito Ricardo Queiroz,  sua esposa Maria do Amparo Queiroz da Silva e Jarbas Brizola (ex- secretário do governo anterior).



PREFEITO VISITA TERRENOS DOS PRÉDIOS DO MINHA CASA, MINHA VIDA



No último dia 17 o prefeito Washington Quaquá visitou os locais onde serão construídas as 3 mil unidades habitacionais do programa Minha Casa Minha Vida. Acompanhado de representantes da construtora Sertenge, encarregada da obra, o prefeito esteve nos distritos de Inoã e Itaipuaçu, onde recebeu um relatório da atual situação do projeto, que será iniciado em breve. 

Quaquá e o engenheiro responsável pela obra, Paulo Guilherme da Silva, aproveitaram a oportunidade para acertar o início de um cadastramento de profissionais que deverão ser contratados para a empreitada.

Durante a visita a Prefeitura e a Sertenge acertaram os últimos detalhes para o início dos trabalhos em Inoã, onde foi disponibilizada uma área de 80 mil metros quadrados para a construção e em Itaipuaçu, que abrigará o condomínio num terreno de 126 mil metros quadrados de extensão.

Em Inoã será feito um acesso para a movimentação pesada na rua Leonardo José, que termina em uma saibreira. O terreno, que já foi considerado adequado, será nivelado para receber as 1.460 unidades em blocos de quatro pavimentos, destinadas a famílias cadastradas no Programa Minha Casa Minha Vida, com renda entre 0 a 3 salários mínimos.

A área localizada em Itaipuaçu é plana e já possui acesso asfaltado. No local serão erguidas 1.472 unidades habitacionais em 184 imóveis tipo sobrado, que formarão o condomínio Carlos Marighela.

O prefeito explicou que a ideia é permitir, ao longo da construção, a visita dos beneficiários do Minha Casa Minha Vida ao canteiro de obras, para que os futuros moradores possam acompanhar a construção das 3 mil residências.


MAIS DE 240 VAGAS DE TRABALHO ESTÃO ABERTAS

Se você é morador de Maricá e está desempregado não pode mais perder tempo. A Secretaria de Trabalho da cidade está selecionando 246 profissionais para trabalhar nas construções dos 3 mil apartamentos de Itaipuaçu e Inoã que fazem parte do projeto “Minha Casa Minha Vida”, destinadas a famílias com renda mensal até 3 salários mínimos.

As vagas são para pedreiros (30 vagas), carpinteiros (30), bombeiros hidráulicos (20), eletricista (30); soldador (04), serralheiro (04), serventes (80), além de operadores de máquinas e encarregados de produção, elétrica e ferragem, entre outras funções.

Os interessados devem entregar seus currículos - com foto - na sede da secretaria, no  Sine ou no prédio da Prefeitura, de segunda a sexta-feira das 09 às 17 horas.

Mais informações através dos números 2637-2052 Ramal 312 ou 3731-1466.

TOMÓGRAFO MÓVEL CHEGA EM MARICÁ


O tomógrafo móvel do Governo do Estado já está em Maricá, onde permanece até o dia 11 de junho. Assim, os moradores que precisam fazer tomografias computadorizadas podem se dirigir à carreta - fabricada e montada por uma empresa americana - estacionada na Praça Orlando de Barros Pimentel (Centro) de segunda à sexta-feira das 07:30 às 18:00 horas, sábados e feriados das 07:30 às 15 horas.

O equipamento tem capacidade para realizar 70 exames por dia, com duração de 30 segundos cada, além de gerador próprio, dois aparelhos de ar-condicionado, elevador para macas ou cadeira de rodas e vestiário para o paciente. Tudo operado por médicos radiologistas.

Para realizar o exame, é necessário que o paciente apresente a solicitação médica do SUS na Central de Regulação da Prefeitura, ao lado do Hospital Municipal Conde Modesto Leal até o dia 9 de junho. Então, a Secretaria Municipal de Saúde realiza o agendamento, informa data e horário ao paciente e 15 dias depois libera o resultado.

FILHO DO CARTUNISTA HENFIL CONHECE CENTRO CULTURAL QUE HOMENAGEIA SEU PAI


O filho do cartunista Henfil, Ivan Cosenza de Souza visitou Maricá no dia 18 de maio, acompanhado do prefeito Washington Quaquá e da primeira dama Rosangela Zeidan para conhecer as futuras instalações do Centro Popular de Cultura (CPC) - localizado na esquina das ruas Domício da Gama e Alferes Gomes (Centro), onde funcionava o Detran - que vai homenagear seu pai.

O projeto é inspirado nos antigos CPCs criados na década de 60, visando a valorização da cultura popular, com programação acessível, estímulo ao debate e à criação artística local, através de: cinema, galeria de artes, livraria, cafeteria e uma arena com capacidade para cerca de 200 pessoas, onde podem ser realizadas palestras, convenções e apresentações teatrais.

Vale lembrar que a cidade já teve uma sala de projeções, que deixou de funcionar em 1990. Mas esse vai ser o primeiro cinema público de Maricá.

A conclusão das obras está prevista para o final do ano.

Henrique de Souza Filho nasceu em Ribeirão das Neves (MG), sempre teve a saúde muito debilitada, era hemofílico. Atuava de forma marcante nos movimentos políticos e sociais do país, lutando contra a ditadura e pelas Diretas Já. Criador de vários personagens tipicamente brasileiros, criticava através de sátiras em forma de desenho, as situações da época. São 15 mil obras, entre eles o famoso “Os Fradinhos”. Morreu em 1988 vítima da Aids.

Segundo Ivan, quando criou o Instituto Henfil, nutria o desejo de reunir o acervo do pai. Isso deve acontecer muito em breve, pois o prefeito pretende fazer uma exposição do acervo do cartunista, jornalista e cineasta Henfil na inauguração do CPC.


EXPOSIÇÃO CONTA A HISTÓRIA DE MARICÁ ATÉ O FINAL DE JUNHO NA CASA DE CULTURA



As comemorações do aniversário de Maricá foram abertas pela Prefeitura já na quinta-feira dia 24, às 19h, com o lançamento da exposição “Dos Passos de Anchieta”, Apóstolo do Brasil, à Nova Maricá” na Casa de Cultura.

Os visitantes poderão viajar no tempo com fotos, mapas e textos, passando por momentos marcantes da história da cidade, como a entrega da primeira sesmaria (faixas de terra entregues a terceiros pelo Império Português) em Maricá, doada ao nobre português Antônio de Marins Coutinho, em 1574.

A exposição está sendo realizada por meio de uma parceria entre a Secretaria Municipal de Cultura, comandada pelo escritor e pesquisador Ricardo Cravo Albim, e a Secretaria de Ambiente e Urbanismo, coordenada por Celso Cabral.

A arquiteta e urbanista Renata Gama, uma das curadoras, que organizou o trabalho junto com a historiadora Maria Penha de Andrade e Silva, explicou que a exposição está sendo realizada graças ao intenso trabalho de consulta aos acervos do Mosteiro de São Bento, IBGE e das Bibliotecas Nacional e do Estado. “A Maria Penha e eu pesquisamos a história da Cidade há mais de 30 anos e também contamos com o apoio do professor Paulo Sérgio Gonçalves, que nos ajudou a realizar esse lindo trabalho”, afirmou Renata.

A exposição “Dos Passos de Anchieta, Apóstolo do Brasil, à Nova Maricá” ficará aberta para visitação até o dia 24 de junho, de segunda à sexta, das 9h às 17h, e aos sábados e domingos, das 13h às 17h. A Casa de Cultura fica na Praça Orlando de Barros Pimentel, no Centro.

PREFEITURA ESCLARECE MATÉRIA DE TELEJORNAL DA REDE GLOBO


Com relação à matéria publicada no telejornal RJ TV da Rede Globo, na noite do dia 24 de maio e na manha do dia 25, sobre o aluguel de um prédio e um galpão em terreno de mais de 5 mil metros, na beira da Rodovia Amaral Peixoto, cabe esclarecer os seguintes pontos:

1- O valor do aluguel pago pela prefeitura por um prédio, um galpão e o terreno de mais de 5 mil metros à beira da rodovia foi alvo de laudo de técnicos de três profissionais independentes da área imobiliária e estão, inclusive abaixo do preço praticado pelo mercado. Como a própria reportagem demonstrou terrenos semelhantes e sem qualquer área construída, têm valor de aproximadamente R$ 3,5 milhões, o que pelo mercado ensejaria um aluguel de mais de 30 mil, superior ao contratada pela prefeitura;

2- O prédio, o galpão e o terreno são utilizados desde o inicio de sua contratação pela Secretaria municipal de Transportes, que devido a construção do Centro Cultural Henfil e do Cinema Publico, transferiu para lá toda a sua área administrativa, alem de fazer ali as vistorias em ônibus, vans, taxis, transporte escolar etc... E guardar material apreendido;

3- A Secretaria municipal de Segurança esta aguardando a definição do projeto de construção da Central de Monitoramento do município através de Câmeras de Segurança para transferir para lá sua sede;

4- Aquele espaço também esta destinado ao Detran, para que sejam feitas as vistorias dos automóveis, já que há 2 anos estamos pedindo a eles que desocupem o terreno no Centro, onde também funcionava a Secretaria Municipal de Transportes, e onde, como ja disse, estamos construindo o primeiro Cinema do município e um Centro Cultural;

5- Os procedimentos de contratação do aluguel foram feitos no estrito respeito a legalidade, baseados nas normas do inciso X, artigo 24 da Lei 8.666, que rege as contratações no serviço público, alem da deliberação 245.07 do Tribunal de Contas do Estado;

6- A respeito das denuncias que versam sobre a profissão do dono do imóvel ou de compras imobiliárias por ele realizadas antes do aluguel do mesmo, não cabe a quem aluga acompanhar ou saber das atividades do dono do imóvel. O município vem a décadas com um cadastro de imóveis desatualizada, que só agora vem sendo revisto, conforme decreto por mim publicado;

7- Mas mesmo assim, para que não paire dúvidas sobre nosso compromisso com a lisura, instaurei uma Tomada de Contas para apurar os fatos. Nosso governo tem absoluto e inequívoco compromisso com os princípios constitucionais da legalidade, moralidade, impessoalidade, transparência, publicidade e eficiência.

FESTA DA PESCA REÚNE MAIS DE 150 ATLETAS EM COMPETIÇÃO EM ITAIPUAÇU


O governo municipal de Maricá em parceria com a Federação de Pesca e Lançamento do Estado do Rio de Janeiro promoveu nos dias 26 e 27 de maio em Itaipuaçu, a 40ª Festa da Pesca.

Participaram da competição 153 atletas-pescadores da cidade, do Rio, de Niterói e do Espírito Santo. Eles pescaram cerca de 98,3 kg quilos de peixes - xerelete, pampo, voador, carapeba, marimbá, riscadinho, cavalinha, cocoroca e papa-terra - que foram doados para instituições de caridade do município. A pesagem foi supervisionada por três árbitros e auxiliares.

Receberam troféus, os classificados em 1º, 2º e 3º lugar nas categorias: sênior, master, júnior, infantil, masculino, feminino e geral. E os cinco primeiros da categoria Individual.

O presidente da Federação de Pesca, Valério Pedra agradeceu ao prefeito Washington Quaquá pelo apoio recebido e aos esportistas pelo espírito solidário. “Tudo correu na mais perfeita ordem e é assim que deve ser”, ponderou. 

Um torneio de vôlei e um desfile de modas da estilista Graça Caxam também movimentaram o evendo, entusiasmando quem estava no local. Mas o público vibrou mesmo na hora de eleger a Rainha da Pesca. Das sete concorrentes, Andreza Alves foi aclamada rainha pelo júri.  Juliana Caroline e Cheienne Oliveira também agradaram e conquistaram os títulos de Primeira e Segunda Princesa, respectivamente.

O show de Marinho Duka encerrou a comemoração levando o público ao delírio.